O Grêmio publicou uma mensagem de apoio à comunidade LGBTQIAPN+ horas após declarações homofóbicas do novo técnico do Internacional, Abel Braga.
“Temos orgulho de todos os nossos torcedores, sejam eles azuis, brancos, pretos, rosas ou de qualquer outra cor”, afirmou o clube em publicação no Instagram.
Declaração
No domingo (30), durante sua apresentação à imprensa, o treinador de 73 anos elogiou o trabalho de Andrés D’Alessandro na diretoria e relembrou uma conversa recente no vestiário. “Eu fiz uma brincadeira. No fundo, ele (D’Alessandro) deu esporro em todo mundo. Eu falei: ‘Pô, eu não quero a porra do meu time treinando de camisa rosa, parece time de viado’”, disse Abel.
Após a repercussão, o técnico pediu desculpas. “Colorados e coloradas, em primeiro lugar reconheço que não fiz uma colocação boa sobre a cor rosa durante a minha coletiva. Antes que isso se prolifere, peço desculpas. Cores não definem gêneros. O que define é caráter. O Internacional precisa de paz e muito trabalho. Vamo, vamo, Inter!”, escreveu ele.
Horas depois, o Grêmio reforçou seu posicionamento: “ORGULHO! Temos orgulho de todos os nossos torcedores, sejam eles azuis, brancos, pretos, rosas ou de qualquer outra cor. O Grêmio é lugar de paixão, onde todos podem ser quem quiserem ser, lugar em que o mais importante é a voz do alento. O Grêmio é o clube de todos e somos contra qualquer tipo de discriminação.”
(*) Com informações da CNN Brasil
Leia mais: ‘Isso foi homofobia’, diz irmã de psicólogo encontrado morto no Centro em Manaus
