O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo, Amazonastur, realizou o receptivo dos passageiros do MS Volendam no Porto de Manaus, na manhã de domingo (07/12). Este é o segundo navio a atracar na capital durante a temporada de cruzeiros. A embarcação trouxe 1.432 passageiros e 604 tripulantes, totalizando 2.036 turistas que desembarcaram para conhecer os principais atrativos da cidade, após breve passagem pela comunidade Boca da Valéria, em Parintins.

Para receber os visitantes, uma equipe da Amazonastur distribuiu colares de sementes de açaí e mapas da cidade, acompanhados de músicas regionais e apresentação de dança característica da região.

Para o presidente da Amazonstur, Marcel Alexandre, a chegada de mais um navio ao estado reforça o compromisso da Amazonastur em capacitar os profissionais do turismo. “É um bem-vindo que fazemos não só com palavras, mas com a nossa cultura, com o folclore, a música, os caboclos, os povos indígenas e todo o nosso patrimônio. É um conjunto que envolve também a gastronomia, o preparo do nosso trade para receber bem e a comunicação afinada entre as equipes para garantir o resultado que buscamos”, afirmou.

A chegada desse navio, acrescentou o presidente da Amazonastur, representa movimento na economia e alimenta o sonho de mostrar cada vez mais a grandeza do Amazonas para quem o visita.

A turista Flávia Campero destacou o desejo de conhecer o estado. “Nós gostamos de lugares exóticos. Eu espero encontrar o que é típico daqui, como as frutas e os peixes. Quero muito conhecer o Mercado Central, porque sempre que viajamos fazemos questão de visitar. É onde a gente sente o lugar e conhece as pessoas”, declarou.

Do Porto de Manaus, o navio segue para o município de Parintins nesta segunda-feira (08/12), onde fará uma breve parada. O próximo cruzeiro, MS Insignia, chega a Manaus em 2 de fevereiro de 2026.

Mais quatro navios são aguardados no estado ao longo da temporada, reunindo 6.396 turistas entre passageiros e tripulantes. A movimentação econômica estimada deve alcançar R$ 8,3 milhões, considerando as receitas diretas e indiretas geradas pelos visitantes.

(*) Com informações da assessoria