As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026 terminam nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, às 23h59, no horário de Brasília. O candidato faz a inscrição gratuitamente e exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Neste processo seletivo, o Ministério da Educação oferece 67.301 vagas, distribuídas em 1.421 instituições privadas e quase 20 mil cursos e turnos em todo o país. Além disso, ao longo de 2026, o programa deve disponibilizar mais de 112 mil contratos de financiamento.

Por meio do Fies, estudantes utilizam a nota do Enem para financiar mensalidades em faculdades particulares. Diferente do Prouni, o programa não concede bolsas. Em vez disso, o estudante contrata um financiamento e inicia o pagamento após concluir o curso, com parcelas ajustadas à renda.

Quem pode participar

Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem a partir de 2010, alcançar média mínima de 450 pontos nas provas objetivas, não zerar a redação e comprovar renda familiar mensal bruta por pessoa entre um e três salários mínimos.

Durante a inscrição, o estudante informa dados pessoais e renda familiar. Além disso, pode escolher até três opções de curso, conforme a ordem de preferência.

Fies Social

O programa reserva 50% das vagas para o Fies Social, voltado a estudantes de baixa renda inscritos no CadÚnico. Nesse caso, a renda por pessoa deve ser de até meio salário mínimo. Assim, o financiamento pode cobrir até 100% do valor da mensalidade. O sistema também garante vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Calendário

O MEC divulga o resultado da pré-seleção no dia 19 de fevereiro. Em seguida, os pré-selecionados devem complementar a inscrição entre 20 e 24 de fevereiro. Já a convocação da lista de espera ocorre de 26 de fevereiro a 10 de abril.

Por fim, candidatos com dívidas ativas no Fies não podem participar da seleção. A classificação considera a nota do Enem e se o estudante já teve vínculo anterior com o programa.

Leia mais
Mãe é presa por omissão após filho ser jogado pela janela por padrado no AM

Trecho da Coronel Teixeira será interditado para obras do complexo viário Passarão