Brasília (DF) – O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira que monitora dois casos suspeitos da varíola dos macacos no Brasil, descartando por ora qualquer confirmação dessa doença que tem se disseminado recentemente por países da Europa e nos Estados Unidos.
“Até o momento, não há casos confirmados da varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. Dois casos estão em investigação nos Estados de Santa Catarina e Ceará”,
disse a pasta.
“O Ministério da Saúde está em contato com Estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”, acrescentou o comunicado, sem dar maiores detalhes.
A varíola dos macacos, normalmente uma infecção viral leve, é endêmica em países africanos, mas sua disseminação para países não endêmicos, como na Europa e nos Estados Unidos, tem levantado preocupações de especialistas e autoridades sanitárias.
Até agora, existem mais de 200 casos confirmados ou suspeitos em cerca de 20 países onde o vírus não circulava anteriormente.
*Com informações da Istoé
Leia mais:
Governo cria comissão para acompanhar casos de varíola de macacos
Atendimentos de saúde são ampliados em Manacapuru
Saúde do AM lança painéis de indicadores para acompanhamento de tuberculose
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱