Manaus (AM) – O futebol não é construído somente por atletas protagonistas de gols históricos ou defesas fascinantes. Outros profissionais são fundamentais para o desenvolvimento de um atleta e um desses cargos é do massagista.
Natural de Matanzas, o cubano Enny Ariel Galarraga Aguiar, de 37 anos, trabalha há um mês como massagista no time amazonense Manaus Futebol Clube. Formado em fisioterapia, após passar um período trabalhando em Margarita, na Venezuela, o imigrante veio para a capital amazonense, por meio de uma excursão de um grupo de brasileiros.
“Fui para a Venezuela a trabalho e entrei aqui no Brasil por meio de uma excursão de brasileiros que estava no país, passando por Margarita. Eles me trouxeram para esse país maravilhoso. Aqui comecei a trabalhar como autônomo indo nas residências ou condomínios. Graças a um amigo que me indicou, fui contratado recentemente pela equipe de futebol do Manaus FC”, destacou.
A vinda de Ariel Galarraga da Venezuela para o Brasil aconteceu em janeiro de 2018. Ele conta que decidiu deixar o pais vizinho devido à crise econômica e política que se alastra por lá, desde o fim do governo Hugo Chaves.
Trajetória
O massagista cubano engrossa a estatística de pessoas que saem de seu país por motivos econômicos ou políticos e buscam reconstruir suas vidas longe de sua cultura. Dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) do Ministério da Justiça (MJ), registrados em 2017, apontam que, em relação ao ano de 2015, o número de cubanos que pediu ao órgão o reconhecimento do status de refugiado no Brasil aumentou 352%.
Enny Ariel conta que quando chegou a Manaus começou trabalhando como fisioterapeuta nas ruas, condomínios, bazares e até mesmo na praia da Ponta Negra, de maneira informal. Precisando de um salário fixo para ajudar a esposa e filhos, foi indicado para trabalhar no time do Manaus FC, em Manaus, e não perdeu a oportunidade de mostrar trabalho, onde já é reconhecido por seus méritos.
“Estava trabalhando como autônomo na Venezuela, mas estava muito difícil com a questão da crise econômica para manter as necessidades da família. Tomei a decisão de migrar para outro país e escolhi o Brasil, tanto pela proximidade como pela facilidade para me comunicar com os brasileiros, porém nunca imaginei que com minha vinda, poderia trabalhar em um time de futebol”, relembra.
Para Galarraga, a oportunidade de ser massagista de um grande clube de futebol do Amazonas, além de ser uma honra, o ajuda a manter a família com dignidade.
Profissional exemplar
O presidente do Manaus FC, Giovanni Silva, destacou que Ariel é um profissional exemplar e conquistou o seu cargo no clube com empenho e responsabilidade, mostrados por meio do trabalho voltado à evolução dos jogadores:
“O Ariel é um grande colaborador, que assim como os demais vem se dedicando para fazermos história dentro das quatro linhas. Conquistou sua oportunidade aqui no Manaus e vem demonstrando dedicação e comprometimento. Independente de sua nacionalidade, temos certeza que onde estiver, será sempre reconhecido por isso”, pontuou.
Massagista
Para quem pratica qualquer modalidade esportiva com contato físico, a massagem esportiva é uma grande aliada na prevenção de lesões. Como é o caso dos jogadores de futebol, que veem na massagem a principal arma para acelerar o processo de recuperação, reduzir a fadiga, as tensões musculares e articulares.
O clube
Fundado em 5 de maio de 2013, o Manaus Futebol Clube (mais conhecido como Gavião do Norte) é um clube de futebol da cidade de Manaus, localizada no Amazonas. No mesmo ano da fundação, o time disputou a Segunda Divisão Amazonense, onde foi campeão dos dois turnos e entrou para a lista de participantes da Primeira Divisão do Campeonato Amazonense de Futebol de 2014.
Com pouco menos de uma década, o Gavião do Norte já conta com uma história repleta de conquistas.
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Jogador de Manaus realiza feijoada para custear seletiva no RJ
Projeto “Mais Futevôlei nos Bairros” inicia nesta sexta (10) em Manaus
Flamengo anuncia a contratação do técnico Dorival Júnior
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱