Logo Em Tempo
  • Últimas Notícias
  • Amazonas
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Economia
  • Cultura
  • Famosos
  • País e Mundo
  • Opinião
  • Últimas Notícias
  • Articulistas
  • Versão digital - Em Tempo
  • Versão digital - Agora
  • Expediente
  • Anuncie

Início » Opinião » Fobia social e incidência de crises de ansiedade crescem no mundo

Psicologia

Fobia social e incidência de crises de ansiedade crescem no mundo

A Fobia Social manifesta-se através de receio em ser avaliado negativamente pelas outras pessoas no convívio social
Por José Trintin
Publicado em 05 de outubro de 2022
Fobia social
A autocrítica, portanto, no transtorno de Ansiedade Social assume proporções danosas. - Divulgação

A incidência de casos de Ansiedade cresce vertiginosamente no mundo e uma de suas espécies vem a ser a Fobia Social ou também chamada Ansiedade Social caracterizada entre, outras manifestações, como a incapacidade em lidar com situações sociais com desconhecidos gerando evidenciado desconforto emocional, medo e nervosismo.

Entre os principais sintomas destacamos o medo de interagir, medo de passar constrangimento demonstrando insegurança ou ansiedade, medo de ser colocado em evidência em um encontro social, afetivo ou profissional, receio de expressar sua autêntica opinião, tendência ao isolamento entre muitos outros sintomas comportamentais os quais, invariavelmente, ensejam o aparecimento de sintomas físicos ressaltando aqui a respiração ofegante, taquicardia, náuseas, desorientação e rubor de face entre outros tantos.

A Fobia Social manifesta-se através de receio em ser avaliado negativamente pelas outras pessoas no convívio social ou seja, nos deparamos efetivamente com uma imagem negativa sobre si mesmo com excessiva autocrítica e notória impressão de que os outros estão sempre lhe percebendo de forma negativa preferindo o isolamento como modelo de segurança emocional e o que é pior,
se acostumando com tal afastamento social e seu consequente prejuízo psíquico.

A autocrítica, portanto, no transtorno de Ansiedade Social assume proporções danosas no sentido da auto percepção disfuncional evidenciando distorções nos pensamentos tais como a inadequação social, sentimento de inferioridade e desprezo por si mesmo.

Tal distúrbio, em sua gênese, compreende a junção de vários fatores entre os quais o ambiente onde o sujeito está inserido, fatores genéticos, o meio favorável ou não ao seu bom desenvolvimento infantil, a escola, os traumas, a educação mais ou menos rigorosa, os estímulos recebidos, a família, enfim, as experiências positivas ou negativas vivenciadas desde a infância até a fase adulta.

Os prejuízos decorrentes da falta de tratamento adequado são norteados pelos prejuízos nos relacionamentos afetivos e interpessoais, o isolamento, insegurança emocional e afastamento das boas oportunidades da vida.

Sendo assim, diante do impacto que tal fobia exerce sobre a saúde mental e o bem estar há necessidade de reconhecer que o problema existe e que a busca por soluções se faz necessária cabendo aqui algumas dicas, tais como, acreditar em si mesmo destacando suas qualidades pessoais, reforçar os pensamentos positivos, enfrentar os medos gradativamente, evitar a auto-crítica excessiva, praticar esportes relaxantes, evitar amizades negativas, fugir da rotina e aceitar elogios construtivos e se possível e necessário sessões
eficazes de psicoterapia as quais permitem trabalhar os pensamentos disfuncionais ( distorções da realidade) normalmente evidenciados em tal distúrbio psíquico permitindo uma vida de superação, pertencimento e felicidade.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

OMS: cerca de 15% dos trabalhadores no mundo têm transtornos mentais

Cientista Amazonense, Ricardo Lins, recebe ‘Cruz do Mérito da Neurociências’ no Pará

Estudo mostra alta prevalência de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático após a Covid-19

Compartilhe:

Tags: ansiedade, Fobia social, Medo

Posts Relacionados
Opinião Adultização precoce: Quando o corpo e a mente são empurrados para a vida adulta antes da hora
Opinião O mundo se agita em reorganização econômica e tecnológica e nos impõe desafios e oportunidades
Opinião Como um casal amazonense transformou sopas desidratadas em um negócio milionário
Mais Lidas
Incêndio VÍDEO: Fábrica pega fogo e fumaça é vista de longe em Manaus
instabilidade WhatsApp apresenta falha e impede envio de mensagens em grupos
Dia Nacional das Artes Cênicas Data comemora destaca importância das artes cênicas
Tensão Tiros perto de ajuda humanitária em Gaza deixam 6 mortos e mais de 160 feridos
1 ano de saudade Cultura brasileira está há um ano sem a voz e o talento de Zezinho Corrêa
Vancouver Atropelamento em festival no Canadá deixa ao menos nove mortos
...

O Portal EM TEMPO é a plataforma de notícias digitais da Rede EM TEMPO de Comunicação, com o compromisso de entregar informação precisa, relevante e independente para os leitores do Amazonas e da Amazônia Legal.

  • Últimas
  • Opinião
  • Amazonas
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • País e Mundo
  • Cultura
  • Famosos
  • Esporte
  • Geral
  • Jornal
Contato
  • emtempofb@gmail.com
  • (92) 98408-6907
  • (92) 98859-0110
  • Rua Dr. Dalmir Câmara, 623 – Bairro São Jorge
    CEP 69033-070 – Manaus, Amazonas

© 2025 Em Tempo – Todos os direitos reservados Desenvolvimento:
Ajustes de Acessibilidade

Desenvolvido por OneTap

Por quanto tempo você deseja ocultar a barra de acessibilidade?
Hide Toolbar Duration
cores
navegação
  • Declaração de Acessibilidade
Versão 2.4.0