O conflito entre a Rússia e Ucrânia, gerou a elevação dos preços dos barris de petróleo, das comodities exportadas por esses países, e do dólar, que em consequência direta, levou à queda na Bolsa de Valores Internacional. Em cenários de incertezas e insegurança os investidores tendem a buscar por mercados mais seguros.
Nesse sentido, de forma positiva, o Brasil se beneficia, ainda que, talvez, a curto e médio prazo, por ter sua Bolsa de Valores formada, em grande parte, por commodities que tendem a valorizar pela demanda e aumento dos preços.
Por conta disso, o Brasil se torna atrativo à investidores que buscam por mercados mais seguros e valorizados, valorizada a Bolsa Brasileira, viabilizará o aumento da renda, emprego e da produção.
Entenda o conflito entre a Rússia e Ucrânia
A Ucrânia fazia parte da extinta União Soviética, mas declarou independência no dia 21 de agosto de 1991. O país era tratado como uma região chave da antiga nação socialista por ser a segunda região mais populosa e por concentrar grande parte do setor agrícola, industrial e de aparatos militares.
Porém, o conflito geopolítico passa pelo interesse da Ucrânia em se aliar com a (OTAN), a Organização do Tratado do Atlântico Norte, uma aliança militar e que atualmente conta com 30 membros. Para o presidente da Rússia Vladimir Putin, a Ucrânia ainda pertence ao império russo. O conflito tem a ver com laços culturais, mas, sobretudo, com laços políticos.
*Economista, Lena Andréa Lima Muniz, CORECON 2100. Professora do Centro Universitário Fametro e Conselheira efetiva do Conselho de Economia do Amazonas.
Leia mais:
Rússia x Ucrânia: quais as chances de conflito se transformar em 3ª Guerra Mundial?
Petróleo passa dos US$ 100 após Putin atacar Ucrânia
“Brasil não concorda com a invasão do território ucraniano”, afirma Mourão
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱