Manaus (AM) – Preocupado com a situação da população da Região Metropolitana de Manaus, o governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil) decretou estado de emergência, nesta segunda-feira (10), após o desabamento de mais uma ponte na BR-319, KM 12. As quedas das estruturas prejudicam os municípios de Careiro Castanho, Careiro da Várzea e Manaquiri.
As três cidades estão prejudicadas com a questão do abastecimento e problemas com o fornecimento de energia elétrica. Com o decreto, serviços poderão ser contratados com dispensa prévia de licitação, devido à gravidade da situação.
“O decreto nos dá o amparo necessário para que a gente possa tomar as providências, superando a questão da burocracia. Agora entendam, qualquer decisão que envolva custos, ela só será autorizada se passam por uma comissão formada por advogados da PGE e da nossa Controladoria-Geral”, afirmou Wilson Lima, durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira.
Pelo menos 104 mil pessoas foram afetadas devido à queda das pontes. As forças de infraestrutura do Estado trabalham junto ao Governo Federal para resolver a situação de desabamento das pontes.
Ainda nesta segunda-feira, o governador Wilson Lima conversou com o Ministério da Infraestrutura.
“Acabo de falar com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, sobre a ponte do KM 12 da BR-319, que desabou agora à anoite. Ela já estava interditada e não há notícia de feridos”, afirmou Wilson Lima.
DNIT
O governador também falou que, nesta terça-feira (11), as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) chegarão ao Amazonas para avaliar a situação.
“Amanhã, mais uma equipe do Governo Federal chega ao Amazonas para avaliar como resolver o acesso na área. Mais uma vez o Estado está à disposição do DNIT para ajudar no que for preciso”, garantiu.
Relembre
Neste domingo (9), outra ponte voltou a desabar na rodovia federal. Desta vez, no KM 12, no Paraná do Autaz Mirim. A estrutura foi interditada 8 horas antes. O DNIT e PRF haviam interditado o local, totalmente, para o tráfego de veículos e passagem de pedestres. Agora, em nota, a equipe da autarquia diz que “investigam as causas do ocorrido para elaboração de laudo técnico” e que “os técnicos do DNIT trabalham no projeto para a construção de uma nova ponte”.
Balsas
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) informou que um plano de mobilização foi montado com duas balsas (Michelle e Jamary) para atender quem precisa fazer a travessia nas duas áreas afetadas e que, logo, elas estarão no local.
“Pedra cantada”
Não é de hoje que condutores de veículos e moradores da área denunciam o risco de mais desabamentos. Ao Em Tempo, um popular voltou a denunciar que mais pontes poderiam desabar, como pode ser acompanhado em vídeo gravado no dia 29 de setembro.
Veja:
Leia mais:
Moradores do Careiro Castanho denunciam riscos de desabamento em outras pontes na BR-319
Pontes são instaladas na Praça do Relógio por conta da enchente
Cinquenta pontes de concreto serão construídas em 16 bairros de Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱