Manaus (AM)- O curta-metragem de animação, “CEM PILUM – A HISTÓRIA DO DILÚVIO” produzido em 2021 pelo produtor audiovisual Thiago Morais foi selecionado para a mostra competitiva do 15º Curta Taquary, que acontecerá de 16 a 22 de março em Pernambuco.
Com apoio do Museu Amazônico e Cara de Gato Filmes, a animação de 8 minutos resgata uma das histórias contadas pelo aquarelista da etnia Dessana, Feliciano Lana, que faleceu vítima da Covid-19 em maio de 2020.
O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
“A produção do filme só foi possível porque recebeu apoio do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas, que disponibilizou o acervo de ilustrações do artista, que foram animadas por dois profissionais da animação, em um período de três meses”, explica o diretor Thiago Morais.
Essa é sua primeira animação e a expectativa é que todos conheçam a grandeza das obras de Feliciano Lana.
O filme foi narrado por Miguel Lana, no idioma nato de Feliciano, e conta a história do dilúvio a partir das tradições orais e ancestrais do povo Dessana. O compositor César Lima assina a trilha sonora do curta, que foi composta com o acervo de uma pesquisa realizada por César a partir de instrumentos e cantos Dessana.
Sinopse
No tempo antigo era muito violento. Existiam mais animais ferozes do que pessoas, e Deus Criador quis acabar com as cobras, onças e outros animais. Então ordenou o dilúvio. “CEM PILUM – A HISTÓRIA DO DILÚVIO” é o resgate de uma das histórias contadas pelo aquarelista Feliciano Lana, fazendo uma homenagem ao artista que teve suas obras reconhecidas internacionalmente.
O festival
O Curta Taquary chega à sua 15ª edição colhendo frutos e semeando novas histórias. O festival de cinema sediado em Taquaritinga do Norte, que acontecerá entre os dias 16 e 22 de março, recebeu um número recorde de inscrições, com 777 filmes submetidos, sendo selecionados 113 curtas-metragens, que irão compor a programação.
Foram contemplados projetos de todas as regiões do Brasil, além de filmes de cinco países, incluindo o indicado ao Oscar “Bestia”, do Chile. As atividades, como exibições de filmes, oficinas e intervenções artísticas, acontecerão de forma híbrida, presenciais e online.
Dos filmes submetidos, a curadoria selecionou 113 curtas-metragens que oferecem um panorama multifacetado da produção nacional, uma vez que há representantes das cinco regiões do Brasil.
A diversidade de gênero e sexualidade está entre os pilares do Curta Taquary desde sua fundação. Outro fato interessante é o número de produções fomentadas pela Lei Aldir Blanc, cujo aporte financeiro ajudou a amenizar a forte crise instaurada no setor cultural após a eclosão da pandemia de Covid-19.
FICHA TÉCNICA
Roteiro e Direção – Thiago Morais
Produção Executiva – Saleyna Borges
Animação / Compositing – Drance Jesus
Animação / Rigging – Dominique Bonfim
Montagem – Drance Jesus e Dominique Bonfim
Narração – Miguel Lana Dessana
Trilha Sonora – César Lima
Som Direto – Helione Meireles e André Luiz
Designer – Beatriz Ferreira
Intérprete de Libras – Rafaelly Passos
Texto Original – Feliciano Lana
Desenhos Originais – Coleção Feliciano Lana / Museu Amazônico – UFAM
*Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Cine Casarão conta com estreias nesta semana
Davi Sacer lança EP com Simone e Simaria
Amazonas anuncia lives de Carnaval 2022
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱