O treinador Tite acaba de divulgar a escalação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2022. Alguns nomes já eram esperados, outros foram surpreendentes, como por exemplo, Daniel Alves e Everton Ribeiro.
No país do futebol, mais de 220 milhões de brasileiros palpitam sobre essa escalação, mas uma coisa a população está otimista, com a vitória da Seleção no Mundial, rumo ao Hexa. E você, também está otimista? Acompanhe a pesquisa:
Quem leva a taça esse ano?
- O Brasil aparece com 87% de crença em ser hexacampeão.
- Logo depois, vem a Alemanha (4%),
- Argentina e França com (2%, cada) e
- apenas 1% dos votos para Inglaterra, Espanha ou Portugal,
Para saber como está a poucos dias de um dos eventos mais esperados do ano, a empresa de pesquisa apresenta ainda estudo sobre a expectativa do brasileiro para o grande campeonato mundial.
Com mais de 2400 brasileiros respondentes, a pesquisa “Copa do Mundo 2022” aponta comportamentos, preferência por seleções, hábitos e formas de consumo de produtos e serviços durante o período.
“A Copa do Mundo é o campeonato que move a todos, mesmo aqueles que não são adeptos ao futebol. O brasileiro está otimista para o evento, confiando na seleção brasileira e aguardando o título do Hexa. A data movimenta tanto o comércio quanto as relações interpessoais, sendo um momento para as marcas promoverem seus produtos, promoções e ofertas, além de incentivarem a esperança e a coletividade”, diz Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.
Leia mais: Tite divulga convocados da seleção brasileira para a Copa do Catar; veja lista
A Copa do Mundo 2022 acontece no Qatar com 64 partidas e 32 Seleções Mundiais participantes.
Momento de união
Acompanhar o campeonato mundial apresenta diferentes preferências de companhia.
- 68% afirmam que vão ver os jogos com familiares;
- 39% com amigos;
- 35% com seus animais de estimação;
- 11% sozinhos;
- 4% com desconhecidos em bares ou eventos. 9% ainda não se decidiram.
E os preparativos? Deixar pra última hora?
- Quase ¼ dos brasileiros entrevistados decidem como vão acompanhar as partidas apenas no dia dos jogos e não se preparam com antecedência;
- Dentre aqueles que realizam um planejamento, 22% organizam a casa comprando comidas e bebidas, 16% programam com amigos e familiares de forma antecipada e 3% reservam lugares em bares;
- Já 39% acabam por trabalhar normalmente e param apenas durante a partida, enquanto 31% permanecem em casa para assistir de forma tranquila;
- 25% não possuem nenhum tipo de folga e tentam acompanhar os jogos da maneira que conseguirem.
Mix de sensações
A maioria dos brasileiros afirma que:
- A animação durante o período das partidas é o melhor do campeonato e o que move o momento (52%).
- Além disso, 21% acreditam que o resgate da esperança é um fator positivo. As folgas durante o período da Copa motivam a animação:
- 15% dos entrevistados dizem gostar por não trabalharem no horário dos jogos. A oportunidade de estar em boas companhias também entra para a lista de fatores positivos:
- 10% afirmam que rever amigos e parentes é a melhor parte da Copa do Mundo.
- Ao mesmo tempo, entre as piores vivências, foram citados os barulhos dos fogos de artifício
- (74%) e o medo de um “7×1” acontecer novamente (33%), episódio vivido na Copa do Mundo 2014, em partida do Brasil contra a Alemanha.
- Para 36%, o pior é o excesso do consumo de bebidas alcoólicas, e 17% consideram que trabalhar durante os jogos é a pior parte.
Consumo para curtir a Copa do Mundo
Quase metade dos brasileiros (49%) afirma que não comprarão nada de especial para assistir aos jogos da Copa do Mundo 2022.
Mas entre os que vão comprar:
- Roupas nas cores verde e amarelo estão no topo da lista para 27%; seguidas de camisas da Seleção Brasileira (26%), acessórios como óculos, bonés e chapéus (16%),
- Enfeites para casa/rua/bar (12%), cornetas e apitos (11%).
- A aquisição de novos aparelhos de televisão está no radar para 3% dos brasileiros. Mesmo sendo uma parcela aparentemente pequena, representa um número significativo de lares.
Promoções
Durante o período pré e durante a Copa do Mundo, há diferentes ofertas para os consumidores.
- 46% afirmam gostar dos descontos oferecidos nas compras do período;
- 34% gostam das promoções ao estilo “Pague 3 e leve 4”;
- e 5% gostam de kits promocionais para churrasco.
As marcas top-of-mind da Copa do Mundo
Quando perguntados espontaneamente sobre os patrocinadores da Copa do Qatar, os entrevistados listaram:
- Cola-Cola como a marca mais lembrada (42%) durante o período dos jogos.
- A multinacional é seguida pela Nike com 17%,
- Guaraná Antártica com 12%,
- Banco Itaú com 11%.
O fim do bolão?
Nesta Copa do Mundo os brasileiros foram categóricos:
- 78% afirmam que não vão participar de bolões de apostas.
- O álbum deste ano, com preço acima do esperado, ficou fora do alcance da maioria da população.
- Apenas 20% aderiram à prática em 2022.
Leia mais:
Clima de Copa do Mundo invade ruas de Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱