×
DOAÇÃO

Bolsas de sangue O+ estão em falta no Amazonas

O+ corresponde a 60% das demandas de transfusões em todo Estado do Amazonas

Hemoam convoca doadores do tipo O+ para doarem sangue Foto: Divulgação

Manaus (AM) – A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) informou nesta quarta-feira (9) que as bolsas de sangue do tipo O+ estão em estoque critico desde o inicio do mês de novembro. Esse tipo sanguíneo corresponde a 60% das demandas de transfusões em todo Estado, o que pode levar a interrupções de cirurgias e transfusões de sangue.

Segundo o Hemoam, para a segurança e manutenção do estoque, o ideal é que os números de bolsas de sangue de O+ estejam acima de 200. No momento fundação conta apenas com 15% dessa quantidade, O equivalente a 30 bolsas.

“Assim convocamos doadores O positivo para realizarem doação. A doação de sangue é segura, feita por profissionais qualificados para isso. A doação é rápida, dura de cinco a quinze minutos, então faça esse gesto de amor e solidariedade. Venha ao Hemoam e doe sangue”,

destaca a subgerente de coleta externa da Hemoam, Suzete Camurça.

Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho). Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal. O ponto de coleta é a sede do Hemoam, localizada na Av. Constantino Nery, 4397, bairro Chapada, de segunda a sábado das 7h às 18 horas.

Para saber se você está apto a doar sangue ou se está dentro dos critérios para ser um doador, o Hemoam disponibiliza os canais de atendimento para informação. É possível tirar dúvidas pelos telefones 3655 0166 ou 3655 0271 ou pelo whatsapp 98431 9920.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Criança luta contra leucemia em Manaus e família pede ajuda de doações

Maternidades de Manaus recebem mais de 13 mil exemplares da Caderneta da Criança

Ministério da Saúde recebe 1 milhão de doses de vacina contra covid-19

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *