Um terremoto de magnitude 5,4 atingiu hoje Cianjur, na província indonésia de Java Ocidental, deixando pelo menos 20 mortos e 300 feridos, segundo autoridade local, além de danos significativos em casas e serviços de infraestrutura.
“De acordo com as informações que tenho no momento, quase 20 pessoas morreram e pelo menos 300 estão recebendo tratamento.
A maioria sofreu fraturas depois de ter ficado presa nos escombros de prédios”, disse Herman Suherman, chefe da administração municipal de Cianjur, ao canal de televisão Metro TV. A província de Java Ocidental, com quase 50 milhões de habitantes, é a mais populosa da Indonésia.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que acompanha a atividade sísmica em todo o mundo, registou o terremoto às 13:21 (hora local) e localizou o epicentro a 16,7 quilômetros (km) da cidade de Cianjur, que tem população de cerca de 170 mil pessoas. Em outros vídeos que circulam na Internet, é possível ver pessoas em macas num hospital da região e várias outras a receber atendimento médico.
O tremor também causou danos a várias residências e infraestruturas nos arredores de Cianjur, que fica a cerca de 75 km de Jacarta, onde os moradores também sentiram os tremores, segundo relatos de usuários nas redes. Por sua vez, a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia (BMKG) estimou a magnitude do abalo em 5,6 e descartou perigo “potencial de tsunami
“.
Na sexta-feira(18), um sismo de magnitude 6,9 sacudiu a costa oeste da Indonésia e o epicentro foi localizado perto da pequena ilha de Enggano.
A Indonésia, com cerca de 275 milhões de habitantes, fica no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica na qual são registrados cerca de 7 mil terremotos a cada ano, a maioria moderada.
Leia mais:
Terremoto de magnitude 7,6 mata cinco pessoas em Papua Nova Guiné
Número de mortos em terremoto no sudoeste da China sobe para 74
Terremoto atinge ilha nas Filipinas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱