Doha (CAT) – A Espanha fez uma bela apresentação em sua estreia na Copa do Mundo do Catar. Em jogo válido pela primeira rodada do grupo E, os europeus golearam a Costa Rica por 7 a 0, na tarde desta quarta-feira (23), no estádio Al Thumama. Ferra Torres (2x), Dani Olmo (2x), Asensio, Gavi, Soler e Morata fizeram os gols. O resultado consolida a maior vitória do país em Copas – superando os 6 a 1 sobre a Bulgária, em 1998.
Desde 2006, os espanhóis também não venciam as partidas de estreia em um mundial. Em 2010 e 2014, derrotas para Suíça e Holanda, respectivamente. Na última, empate por 3 a 3 com Portugal.
Com três pontos, os espanhóis agora lideram a chave, levando vantagem no saldo de gols em relação ao Japão, que, mais cedo, venceu a Alemanha por 2 a 1. Os times voltam a campo no domingo: os espanhóis enfrentam os alemães, às 15h (de Manaus), enquanto a Costa Rica pega os japoneses às 6h.
Supremacia vermelha
Os campeões mundiais de 2010 usaram e abusaram do seu tradicional toque de bola (o globalmente famoso tiki-taka). E, desta vez, foram muito eficientes para transformá-lo em gols.
A Espanha marcou pela primeira vez com 11 minutos de jogo, foi para o intervalo com três gols de vantagem no marcador e, simplesmente, não foi ameaçada uma única vez pela Costa Rica, que terminou a partida com zero finalizações.
A grande atuação já credencia os espanhóis à primeira colocação do Grupo E do Qatar-2022, sobretudo após a surpreendente derrota da Alemanha para o Japão no outro jogo da primeira rodada da chave.
O time dirigido por Luis Enrique pode, inclusive, assegurar sua classificação antecipada já no confronto contra os germânicos, no domingo. No mesmo dia, a Costa Rica jogará pela sua sobrevida ante os nipônicos.
Pelo estilo de jogo da Espanha, vencer uma defesa fechada pela primeira vez é sempre a tarefa mais difícil. Por isso, abrir o placar logo aos 11 minutos da etapa inicial é um feito para ser muito comemorado. O gol que tirou o zero do placar teve dois autores intelectuais. O primeiro foi Gavi, que deu um passe magnífico de cavadinha. Dani Olmo completou a obra ao dominar a bola com rara técnica e bater nela com leveza para impedir a defesa de Keylor Navas.
Leia mais:
Croácia empata sem gols com Marrocos
Japão vence Alemanha de virada
Rio Preto da Eva realiza Jogos Escolares da Educação de Jovens e Adultos
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱