×
ECONOMIA

Inflação deve fechar 2023 em 5,39%, indica boletim Focus

A expectativa é que a Selic seja mantida nos mesmos 13,75% ao ano nessa primeira reunião de 2023

Divulgação

A projeção do boletim Focus, divulgada nesta segunda-feira (16), em Brasília, pelo Banco Central, indica aumento na previsão de inflação para este ano. Segundo a projeção, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 5,39%. Há uma semana, o cálculo do mercado era de que a inflação este ano ficasse em 5,36%%. Há quatro semanas, a previsão era de 5,17%.

O percentual está acima da meta de inflação para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual (pp), para cima ou para baixo. Assim, a meta será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.

Para alcançar a meta inflacionária, o BC usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.

A próxima reunião do Copom está marcada para 31 de janeiro e 1º de fevereiro deste ano. Para o mercado financeiro, a expectativa é que a Selic seja mantida nos mesmos 13,75% ao ano nessa primeira reunião de 2023.

Leia Mais:

Procurando emprego? Sine Amazonas oferta 41 vagas de trabalho nesta segunda-feira (16)

Trabalho em Portugal: país facilita visto para estrangeiros que buscam emprego

Na busca por emprego, currículo pelo celular é a saída mais utilizada pelos brasileiros

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *