×
Reunião

Nova bancada federal do AM se reúne com Arthur Lira em Brasília

Na reunião, que acontecerá em Brasília, os parlamentares pretendem discutir as principais demandas do estado.  

Foto: Divulgação

Manaus (AM) – A nova bancada dos deputados federais do Amazonas vai se encontrar, na noite desta terça-feira (17), com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), para discutir a eleição da nova Mesa Diretora da Casa Legislativa federal. Na reunião, que acontecerá em Brasília, os parlamentares também pretendem discutir as principais demandas do estado.  

A menos de duas semanas para a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, marcada para acontecer no dia 1º de fevereiro, as articulações para a escolha dos novos integrantes já deram andamento.

Nesse cenário de diálogo e busca por apoios, os oito deputados federais eleitos pelo Amazonas vão participar de um jantar na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira.  

Ao Em Tempo, o deputado federal eleito, Fausto Júnior (União Brasil), afirmou que foi convidado por Arthur Lira para participar da reunião em Brasília. Também destacou que apoiará a reeleição de Lira na presidência da Casa por avaliar que o atual presidente possui uma postura “neutra”.

“Não existe outra candidatura, pois ele vem consolidando sua reeleição por ser um deputado, que assim como a maioria da Câmara, não apoiou Lula e tem uma postura neutra. Além de ser o único nome capaz de mediar o debate no parlamento garantindo que cada parlamentar possa atuar de forma plena e independente em seu mandato”.

O deputado federal Silas Câmara (Republicanos) confirmou ao Em Tempo que participará da reunião na residência de Arthur Lira.

O parlamentar também ressaltou que a reunião tem o objetivo de aproximar a nova bancada federal do Amazonas com Lira, assim como trazer para a discussão os interesses do Amazonas, como o fortalecimento da Zona Franca de Manaus (ZFM), e “os nossos desafios como por exemplo nessa área ambiental, a defesa do desenvolvimento e da propriedade do nosso estado”.

“Também a eleição pra presidente que acontecerá no dia 1 de fevereiro. Portanto, é uma oportunidade muito importante para obter do presidente Arthur Lira esses compromissos”,

afirmou.

A assessoria do deputado eleito Amom Mandel (Cidadania) informou ao Em Tempo que o parlamentar vai dialogar tanto com o presidente Arthur Lira, quanto com outros postulantes para a Mesa Diretora a respeito das pautas relacionadas ao Amazonas.

“Quem apresentar propostas que contemplem o espaço necessário para a bancada do Amazonas atuar de forma efetiva terá meu voto de confiança”,

disse Amom Mandel.

Eleição para presidente e Mesa Diretora

No dia 1 de fevereiro, os 513 deputados federais eleitos tomarão posse na Câmara Federal. Em seguida, acontecerá a eleição para a presidência e Mesa Diretora, sendo o favorito para o comando nos próximos dois anos o atual presidente Arthur Lira.

Ainda que Lira seja o mais cotado para o cargo, as costuras para os outros cargos da mesa diretora também começam a se desenrolar. A briga para a vice-presidência se concentra entre o PL e o PT. O cargo é altamente cobiçado pelos partidos justamente porque caso o presidente seja afastado, o vice-presidente ocupará o lugar.

Lira assumiu a presidência da Casa em fevereiro de 2021. Ao longo da sua atuação, o deputado firmou aliança com o governo Bolsonaro. Atualmente, com o governo Lula, o presidente busca alcançar a reeleição com aproximação do PT e outros partidos à esquerda. Ainda em novembro, a Federação PT, PC do B e PV, juntamente com o PSB, oficializaram o apoio a Lira.

Leia mais:

Ministro Alexandre de Moraes defere liminar da bancada do Amazonas em favor da ZFM

Prefeitura entrega premiações a parceiros de 2022 do Cemasp em solenidade

Candidaturas de negros, indígenas e mulheres ainda são minoria no Amazonas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *