×
Carnaval dos botos

Novo Airão realizará o bloco Carnaboto 2023 em fevereiro, no interior do Amazonas

As agremiações dos peixes-boi Anavilhanas e Jaú farão parte do Carnaboto

Em Novo Airão, o percurso do trio será da sede Encanto do Boto até a Praça Municipal Foto: Divulgação

Novo Airão (AM) — O município de Novo Airão (distante 115 quilômetros de Manaus) voltará a sediar o bloco de Carnaval temático este ano, o Carnaboto 2023. O evento será realizado no dia 18 de fevereiro (sábado), com a animação de um trio elétrico para apresentações de três bandas regionais.

Em Novo Airão, o percurso do trio será da sede Encanto do Boto até a Praça Municipal, conhecida como praça dos dinossauros.

As agremiações dos peixes-boi Anavilhanas e Jaú farão parte do Carnaboto, com a venda de abadás para angariar fundos destinados ao Ecofestival de outubro.   

Outros eventos

No calendário de eventos para 2023, a Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semuc) também anunciou, após três anos de ausência, a realização do 26ª Edição do Festival Folclórico de Novo Airão, com apresentações durante os dias 28, 29 e 30 de julho, dos grupos cirandas, cangaços, quadrilhas e Dança do Café.

E, a grande estrela de Novo Airão: a 24º Edição do Ecofestival do Peixe-boi, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, com confirmação de atração nacional.

De acordo com o secretário de Cultura, Aroldo Nascimento Júnior, a determinação do prefeito Frederico Júnior é superar em organização, estrutura e qualidade todos os eventos realizados em 2022. Para isso, o município mantém parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), para o apoio estrutural como montagem de palco, arquibancadas e reforço na segurança.  

“O repasse para as agremiações do peixe-boi será maior que no ano passado. Os grupos folclóricos também serão contemplados. Os valores serão repassados, a partir de março, para a Liga Municipal das Agremiações e Danças Folclóricas e Culturais de Novo Airão (Limafolc), que fara a distribuição às agremiações e grupos”,

disse.

O secretário também argumenta que o Festival Ecológico é muito mais do que um evento cultural. Trata-se de um empreendimento para criar oportunidades de negócios e geração de renda.

“Alguns criticam o investimento. Mas, quem vive aqui em Novo Airão sabe da importância do evento para conseguir o faturamento que leva meses de espera”, destaca.

Do calendário consta ainda apoio aos eventos religiosos Arraiais de Santo Ângelo, em maio, Jesus Misericordioso, Nossa Senhora Auxiliadora e Marcha para Jesus, em junho. Além de aniversário da cidade e o réveillon.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Banda do Gigante comemora 21 anos com concurso de marchinhas carnavalescas

CMM busca estratégias para realização do Carnaval 2023 em Manaus

Show do Bita retorna para Manaus com bloco de carnaval para as crianças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *