Manaus (AM) – O Campeonato Amazonense de Futebol, conhecido como Barezão, começa no sábado (28) na Arena da Amazônia, localizada avenida Constantino Nery, bairro Flores, com o jogo do Nacional contra o Rio Negro. A grande final está prevista para acontecer no dia 16 de abril.
De acordo com o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, a novidade desta edição vem da arbitragem. Pela primeira vez na história do Estadual haverá Arbitro de Vídeo (VAR) durante as partidas.
O Fast Clube anunciou a desistência do Campeonato. Com isso, ele foi punido para a Série B e rebaixado nesta temporada.
Disputas
Após a abertura com o Nacional contra o Rio Negro, os times Iranduba e Princesa do Solimões se enfrentarão no Colina, domingo (29). Ainda no domingo, Manaus e Parintins competem pela vaga na Arena da Amazônia e o Amazonas contra o Manauara no Estádio Carlos Zamith.
Os times que estarão disputando a taça são Amazonas, Iranduba, Manauara, Manaus, Nacional, Operário, Parintins, Princesa do Solimões e Rio Negro.
Abertura
A FAF anunciou também que os cantores amazônicos, Márcia Siqueira e David Assayag, serão duas das atrações na abertura do Barezão. Para Rozenha, o evento pretende mostrar o porquê o slogan da instituição é “A floresta é a bola da vez”.
“Convido a todos os amazonenses a estarem conosco na Arena da Amazônia. Estamos preparando um evento à altura do nosso povo, rico em detalhes que valorizem o que é baré, o que é da terra. Já falei e repito, a Federação vive uma nova era e todos poderão comprovar isso na abertura do nosso Barezão. Vai ser inesquecível”, garante.
Trófeu Caboco do Jogo
Nesta temporada, o jogador destaque do Barezão ganhará reconhecimento. O troféu Caboco do Jogo será oferecido ao atleta com melhor desempenho a cada partida da competição. A escolha será feita por três jornalistas esportivos que estiverem presentes no estádio.
O presidente da FAF explicou que a premiação é uma forma de motivar o atleta e revelar ao público, os jogadores que se destacarem em seu clube do coração.
Dentre as regras do regulamento, escolhido não poderá receber cartão vermelho na partida e, após receber o prêmio, o jogador terá sua foto divulgada nas páginas oficiais da Federação. O atleta receberá o prêmio das mãos de uma autoridade do futebol local. Na primeira edição, no clássico Rio-Nal, o ex-jogador, Edson Piola vai entregar o troféu Caboco do Jogo.
Mulheres na arbitragem
Outra novidade neste Campeonato está na arbitragem. As mulheres serão maioria na escola para a primeira partida da competição dos cinco profissionais escalados, elas assumem quatro postos.
O árbitro escalado será Antônio Carlos Pequeno Frutuoso, auxiliado pela assistente n° 1, Anne Kesy Gomes de Sá e a assistente n° 2, Noélia Chaves da Paixão. A quarta árbitra será Elivane Trindade da Costa, enquanto a quinta árbitra será Aline Miranda Gil.
Identidade visual
O Barezão possui uma nova marca com as cores da bandeira do Estado do Amazonas e a biodiversidade da Amazônia. A proposta é mostrar a nova era da Federação, com o slogan ‘A Floresta é a bola da vez’.
O novo visual do Barezão 2023 alinha o futebol e a Federação com o Amazonas, ressalta também as belezas primárias existentes no estado.
Com informações da assessoria*
Leia mais:
Unidos do Alvorada/IEK Botafogo Sub-15 representa o Amazonas na Taça Brasil 2023
Jogadores do Flamengo aparecem em lista de melhores do mundo
Palmeiras conquista bicampeonato na Copinha 2023
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱