×
Negócio

Gasoduto de Vaca Muerta não vai precisar de financiamento

Durante a reunião foi mencionado a importância das parcerias entre os dois países sem criar nenhum tipo de conflito

Ministro Fernando Haddad na Fiesp

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse ontem (30), em reunião com diretores da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), que as obras do gasoduto de Vaca Muerta, na Argentina, não deverão precisar de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para Haddad é de grande importância que o Brasil tenha bons parceiros, no interesse de fomentar ainda mais as injeções de investimentos. “Acho que em alguns casos específicos, como é o caso do potássio e do gás argentino, faz sentido a gente pensar em parcerias que somem pelos dois países sem criar nenhum tipo de conflito, até porque são projetos sustentáveis do ponto de vista econômico e que eventualmente nem devem precisar de financiamento público. Acho que Vaca Muerta mesmo é um projeto que talvez dispense esse tipo de financiamento”, disse.

Haddad diz ter conversado com o setor químico e, assim concluído que não deverá faltar demanda para o gás argentino. “Com a queda da produção de gás da Bolívia, não vai faltar demanda de gás no Brasil, mesmo que a gente não desperdice mais o gás do pré-sal”, ressalta.

Meio Ambiente

Vaca Muerta é uma formação geológica com mais de 30 mil quilômetros quadrados. Segundo dados oficiais mais recentes, a produção atual é de 304 mil barris de petróleo por dia e 78 milhões de metros cúbicos de gás.

Os conflitos ambientais na região não são novos, mas a discussão ganha força com os anúncios de expansão da exploração pelo governo argentino. Grupo indígenas são os principais impactados.

A publicação do Carbono News, especializada em divulgação científica da área ambiental, diferentemente de outras formações geológicas, o petróleo e o gás nessa região estão em rochas, a 4 mil metros de profundidade.

Leia mais:

Ciro Gomes critica privatização do gasoduto Coari-Manaus e Dermilson lamenta custo alto de energia

Brasil e Argentina estudam criar moeda única para trocas comerciais

Lula em Manaus: visita ao Distrito Industrial e comício serão pontos principais de agenda

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *