×
Doação de sangue

Homem em tratamento contra o câncer precisa de doações de sangue, em Manaus; saiba mais

A doação pode ser realizada no Hemoam, de segunda-feira a sábado, entre às 7h e 18h

Cleuter faz tratamento no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), no Centro de Manaus Foto: Divulgação

Manaus (AM) — Em tratamento contra um câncer, Cleuter Alves de Magalhães, de 46 anos, precisa de doações de sangue de qualquer tipo sanguíneo para seguir com o tratamento. Por conta das várias bolsas de transfusões usadas no tratamento da doença, é necessário a reposição das bolsas de sangue. Cleuter realiza o tratamento no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), no Centro de Manaus.

A doação de sangue pode ser realizada na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), de segunda-feira a sábado, entre às 7h e 18h, e fornecer o nome do doador: Cleuter Alves de Magalhães.

O Hemoam fica situado na Avenida Constantino Nery, n.º 4397, bairro Chapada, na Zona Centro-sul de Manaus (ao lado do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques).

Mais informações nos telefones de contato: (92) 99155-3197 / (92) 99171-9261 / (92) 98552-4346.

Pedido de doação Foto: Divulgação

Importância da doação

O sangue é insubstituível, não pode ser produzido artificialmente. Doar sangue é muito simples e não afeta a saúde do doador.

A doação salva-vidas, é um ato altruísta e voluntário que beneficia pessoas conhecidas e desconhecidas. A medicina e a ciência avançaram muito, mas ainda não foi encontrado substituto para o sangue humano. Quando uma pessoa precisa de transfusão de sangue só pode contar com a solidariedade de quem doa.

A doação beneficia ao doador, porque traz a nobre satisfação por ajudar ao próximo. É uma atitude de pleno exercício de cidadania e de exemplar responsabilidade social. Doe Sangue e Salve Vidas.

Quem pode ser doador

Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 a 69 anos e peso a partir de 50 quilos. O candidato a doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização formal do responsável ou representante legal.

Não pode doar sangue a pessoa que:

  • Teve hepatite depois dos 10 anos;
  • Tem comportamento sexual de risco;
  • Usa drogas;
  • Teve malária, recebeu transfusão sanguínea ou teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses;
  • Teve febre nos últimos 30 dias;

Etapas da doação

  • Recepção de Doadores: Se for a primeira vez, o candidato informa seus dados. Se já for cadastrado, ele apenas os confirma.
  • Triagem Clínica: Após o cadastro, ele passa por uma avaliação clínica que consta de questionamentos sobre sua saúde. Além disso, são verificados, entre outros itens: peso, pressão arterial e taxa de hemoglobina.
  • Sala de Coleta: Se apto à doação na triagem clínica, o candidato é encaminhado para doar. O material utilizado é totalmente descartável e sem risco de contaminação.
  • Copa: Após a coleta o doador faz um lanche.

Leia mais:

David Almeida entrega cheques simbólicos aos ganhadores da campanha IPTU Premiado 2022

Projeto incentiva a doação de cães e gatos abandonados na Ufam

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *