×
Doação de animais

Projeto incentiva a doação de cães e gatos abandonados na Ufam

A atividade também chama atenção para o crescente abandono de animais domésticos (cães e gatos) dentro do campus universitário

Os gatos e cães são abandonados no campus da Universidade Federal do Amazonas Foto: Divulgação

Manaus (AM) – O projeto “Náufragos — incentivo à adoção de animais abandonados” do Programa Atividade Curricular de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Pace/Ufam) realiza campanha de informação na qual serão distribuídos cartazes nas Unidades Acadêmicas sobre doação de animais (cães e gatos).    

De acordo com a professora Andrea Belém Costa e, coordenadora do projeto, se trata de cartazes produzidos para informar à comunidade interna e externa da Ufam sobre o crescente abandono de animais domésticos (cães e gatos) no campus universitário e incentivar a adoção dos animais abandonados que se encontram aptos para adoção responsável.

“O campus tem sido usado como depósito por parte dos moradores do entorno do campus nos bairros Japiim e Coroado. [O abandono acontece] por servidores, terceirizados e alunos, além de pessoas que sabem que há voluntários aqui e acham que podem deixar os animais aqui porque ‘alguém vai cuidar’, o que é um grande equívoco”, explicou Belém.

Além do abandono de animais, a organizadora destaca que essa prática também é crime. Entretanto, apesar de o campus ser vigiado por câmeras de segurança, nunca há uma testemunha quando é necessário ver os autores do crime.

“E temos ainda a falta de uma política institucional para coibir o abandono. Ninguém sabe, ninguém viu, apesar de haver câmeras de segurança por todo o campus”, lamenta.

Segundo a coordenadora, o material será entregue o mais breve possível e, informa ainda que o Projeto Náufragos não realiza resgates de animais no Campus da Ufam. O objetivo desta atividade extensionista é subsidiar uma política institucional voltada ao controle da população de cães e gatos no campus universitário, fornecendo dados estatísticos, por meio da contagem populacional destes animais e criação de ferramentas que facilitem a adoção responsável.

A coordenação enfatiza que as ocorrências com animais domésticos devem ser reportadas aos atores administrativos responsáveis pela administração do Campus Universitário: Prefeitura do Campus Universitário (PCU) e Reitoria da Ufam. Mais informações no contato: (92) 3305-1181

O projeto

O campus tem sido usado como depósito por parte dos moradores Foto: Divulgação

O Náufragos é um projeto de extensão criado para sensibilizar a Administração Superior da Ufam (Reitoria/PCU), a comunidade acadêmica e a comunidade do entorno da Universidade (Coroado e Japiim) sobre o aumento exponencial de animais domésticos abandonados no campus. A ideia é criar uma política institucional sobre o assunto.

Por meio de cartazes, os animais aptos para adoção estão por todo o campus, no setor Sul e Norte. Algumas campanhas internas já foram realizadas com o intuito de diminuir o abandono no local.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Hospital Delphina Aziz busca tutores para adoção de animais resgatados pelo Projeto Snoopy

Animais de rua estão mais vulneráveis no interior do Amazonas

Com mais de 100 animais resgatados, associação incentiva adoção e carece de doações

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *