×
Combustível

Consumo de Gás Natural Veicular aumentou 62% no Amazonas em 2022

A rede de fornecimento do combustível será ampliada em 2023 no Estado

Funcionário da Cigás durante trabalho - Foto: Ícaro Guimarães/Cigás

Manaus (AM) – A demanda por gás natural veicular aumentou 62% em 2022 em relação a 2021. A média de volume comercializado, no ano passado, atingiu 26,9 mil metros cúbicos por dia. A informação é da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).

Ainda segundo a Companhia, a rede de fornecimento do combustível será ampliada em 2023. Atualmente com cinco postos, o Amazonas terá a implantação de mais três postos a fim de atender à crescente demanda de veículos convertidos.

Já demanda do segmento industrial por gás natural foi de 173,2 mil m³/d em 2022, resultado 13% maior que o registrado em 2021.

O supervisor de Engenharia e Manutenção da Alpha, Remiro Guirro, ratifica a economia mensal da empresa em decorrência da utilização do gás natural. Ele também faz questão de destacar a redução de riscos com o abastecimento e, ainda, que não há mais necessidade de administrar o armazenamento – como era feito anteriormente – pelo fato do fornecimento do combustível ser canalizado e contínuo. Além disso, segundo ele, o uso do GN agrega como diferencial produtivo da empresa, que é certificada pela ISO 14001, norma internacional que especifica requisitos de Sistema de Gestão Ambiental.

O segmento termelétrico segue sendo disparadamente o principal consumidor do GN fornecido pela concessionária. O combustível é usado em usinas termelétricas que geram eletricidade para o abastecimento da população de Manaus e dos municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás. Só este segmento consumiu, em média, pouco mais de 4 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), em 2022.

Vantagens do Gás Natural

A economia proporcionada aos usuários é a principal vantagem do gás natural. Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no período de 1º a 7 de janeiro deste ano, indicam que o uso do combustível, no Amazonas, em indústrias pode gerar economia de até 61%; de até 33% no segmento veicular; e até 55% no segmento comercial.

Outro aspecto que merece destaque é a versatilidade de aplicabilidade do combustível, que pode ser utilizado na geração de energia elétrica e de vapor, aquecimento de fornos e secadores, como matéria-prima, na climatização de ambientes, cocção de alimentos, abastecimento de frota de veículos, em empilhadeiras, dentre outros.

O consumo do gás natural também proporciona benefício ambiental. A adesão ao GN, em Manaus, representou redução de 73% na poluição provocada pela queima de combustíveis líquidos e de 55% na emissão de gases de efeito estufa (metano e dióxido de carbono). Esses dados foram comprovados por meio de pesquisa produzida pela Green Ocean Amazon.

*Com informações de Assessoria

Leia mais:

Demissões em massa influenciam no futuro do Polo Industrial de Manaus

Wilson Lima amplia Auxílio Estadual Permanente para 2,2 mil famílias

Deputados do AM aprovam anúncio do Governo Lula que inclui BR-319 no Plano de 100 dias

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *