×
SUSTENTABILIDADE

Maior usina solar da região Norte é inaugurada em Manaus

A área possui 20 mil metros quadrados, e abriga 4.600 placas, para atender 55 unidades operacionais da concessionária

Marcos Holanda
Marcos Holanda

Manaus (AM) – A concessionária Águas de Manaus inaugurou, nesta quinta-feira (2), com o apoio da Prefeitura de Manaus, a maior usina solar da região Norte do Brasil, no Quilômetro 15 da BR 174.

Segundo a prefeitura, a usina impactará aproximadamente 260 mil pessoas na capital, alimentará cerca de 13% das unidades operacionais de água e esgoto da empresa, e reduzirá em torno de 2,6 toneladas de CO2.

Mauro Sérgio, o “Mauro Mototaxi”, presidente da Associação de Moradores do Aleixo (AMA), fala sobre como mais de 269 mil famílias serão beneficiadas por esta energia renovável.

“O fornecimento de água com certeza vai melhorar muito. Porque sempre tem falta de energia na central, o que gera falta de água, e agora com isso aqui, com certeza nós não vamos ficar sem fornecimento de água pro nosso bairro. Vai melhorar muito nossa comunidade”, afirmou.

O Diretor-presidente da concessionária, Diego Dalmagro, relatou que apresentou um plano estratégico para buscar uma geração de energia sustentável.

“Chegamos a 96% do nosso consumo com energias limpas. O foco de ação é a sustentabilidade, porque, naturalmente o processo de toda a operação do serviço de água e esgotamento sanitário consome muitos energia”, disse.

O secretário municipal de Administração, Ebenézer Bezerra, representando o prefeito David Almeida (Avante), falou sobre a tendência amazonense neste cenário.

“O município busca a inovação com a procura por energia que tenha menor impacto ambiental, medida que coloca Manaus no cenário nacional”, disse.

Márcia Alves, supervisora de atendimento da Águas de Manaus, comenta sobre o retorno positivo desta implementação sustentável.

“Saber que a empresa que a gente trabalha está contribuindo pro meio ambiente, trazendo energia sustentável, é muito bom. Estamos sendo pioneiros aqui no estado, trazendo essa usina que beneficia todo mundo, porque além de colaboradores, somos usuários do sistema de abastecimento. Pra gente é um privilégio trabalhar numa empresa que tem essa iniciativa”, relatou.

Usina

A usina produzirá 2,5 megawatts de volume energético, colaborando para uma cidade mais sustentável. O sistema capta a energia solar através das placas fotovoltaicas e passa por um inversor solar, que joga a energia na rede da distribuidora Amazonas Energia. Pela legislação, a Água de Manaus é beneficiada com a compensação da energia solar gerada.

Leia mais:

Programa ‘Educa+Manaus’ é lançado na abertura do Ano Letivo 2023 da rede municipal

Volta às aulas: escolas são abastecidas com alimentos para a merenda escolar

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

  1. Bela iniciativa da águas de Manaus, quero parabenizar aos envolvidos neste projeto. O povo e o nosso estado, precisa desse energia limpa. Vamos preservar nosso planeta!!!
    Energia solar, o futuro limpo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *