O Amazonas participou do 103º Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), ontem (07), para discutir o fortalecimento do setor no âmbito nacional. O encontro contou com a presença do Ministério, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), companhias aéreas, secretarias estaduais e associações.
O presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Gustavo Sampaio, destacou que entre os assuntos discutidos está a agenda das companhias aéreas, estruturas do setor turístico, possibilidade de incentivos.
“O Amazonas participa de alta relevância para que a gente possa trazer a realidade do estado à tona, expondo as nossas necessidades, exibindo quais são as nossas áreas em que precisamos de atuação mais forte do Ministério e da Embratur”, disse.
O presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, enfatizou o objetivo da reunião e a presença de todos os gestores das 27 unidades federativas no evento.
“O propósito do Fornatur é esse: dar as mãos e entender o que o poder público pode fazer, a capacidade do público e privado de avançar, enfrentar os gargalos, que são muitos, de todos os segmentos possíveis”, ressaltou.
De acordo com Sampaio, o Amazonas se faz presente nas reuniões nacionais para acompanhar as tendências do turismo, unindo forças com outros estados, além de estreitar laços com setor privado.
A ministra do turismo, Daniela Carneiro, afirmou que a gestão será de escuta ativa, por parte do órgão federal, para contribuir com os Estados no desenvolvimento do turismo.
“Este é o governo de união e reconstrução e, agora, a expectativa é grande para que a gente possa fortalecer o turismo no Brasil. Tenho certeza que cada um de vocês, representando os seus estados, contribuirá muito com o Ministério. E nós também retribuiremos, somando e unindo esforços”, pontuou.
Manauscult roteiro internacional
Já a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), lançou o roteiro integrado “Manaus e Fortaleza – O Brasil se encontra aqui”, um acordo de cooperação técnica que tem como objetivo fortalecer os dois destinos no mercado internacional.
O acordo foi assinado durante workshop que a Setfor promove para operadoras e agentes de viagens convidados, com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABHI-Ce) e da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur-Ce).
Ao reunir Fortaleza e Manaus, capitais localizadas em duas das regiões brasileiras mais ricas em diversidade cultural e recursos naturais, a rota destaca as belezas da praia e da floresta e cria roteiros que abrangem o ecoturismo, mar e sol, esportes náuticos, cultura, gastronomia e entretenimento, entre outros atrativos.
O secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, explica que a parceria ajudará cada vez mais dar visibilidade aos dois Estados.
“Acreditamos muito na força desta parceria, que destaca as belezas amazônicas e os 34 quilômetros de litoral da capital do Ceará, a infraestrutura turística e a cultura de cada cidade, potencializando a divulgação dos dois destinos para o viajante internacional”, comenta.
O projeto proporciona ao turista internacional escolher o melhor portão de entrada e organizar um roteiro de sua preferência, inclusive determinando por qual cidade poderá efetuar o retorno ao seu destino, uma vez que Manaus e Fortaleza se conectam semanalmente com 13 voos diretos.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
“Dinossauro do Acre”: Ramon Rocha atende fãs do fisiculturismo em Manaus
Governo do Estado realiza 2º Festival Amazonas de Turismo nos dias 25 e 26 de novembro
Festival Amazonas de Turismo: Aberto credenciamento para venda de alimentos e bebidas
