Manaus (AM) – O senador Omar Aziz (PSD) defendeu a aproximação comercial entre os Estados Unidos e o Brasil com o objetivo de trazer benefícios diretos à Zona Franca de Manaus (ZFM). A sugestão veio após o primeiro encontro oficial, ocorrido nesta sexta-feira (10), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o chefe de Estado norte-americano Jor Biden, em Washington.
Nos últimos anos, o parlamentar tem defendido de maneira recorrente uma política externa que abra novos mercados para absorver a produção do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Na avaliação de Omar, é positivo o esforço conjunto entre os presidentes de duas grandes potências para preservar a floresta amazônica, mas ele ressalta que os Estados Unidos da América contribuiriam mais para a causa ambiental se passassem a comprar da Zona Franca de Manaus.
“O empenho nesse sentido consolidaria nosso modelo econômico, que há décadas mantém a floresta em pé. Temos uma indústria limpa, que preserva a floresta e os povos tradicionais”, destacou o senador.
Para o senador do Amazonas, que tem pautado sua atuação na defesa da Zona Franca dos constantes ataques sofridos, o modelo tem como ponto a favor a alta qualidade dos seus produtos, que neste quesito competem de igual para igual com as indústrias do México e da China.
“Temos desafios logísticos a serem superados, mas estamos a apenas 5 horas de voo ou 4 dias de navio de Miami. Nos últimos anos tivemos uma política externa praticamente inexistente e precisamos retomar esse tipo de parceria comercial”, completou.
* Com informações da assessoria
Leia mais:
Omar Aziz articula visita de Lula ao AM: “Probabilidade dele vir é muito grande”
Omar Aziz cobra investigações sobre origem de minuta encontrada na casa de Anderson Torres
Omar Aziz e Marcelo Ramos são confirmados na equipe de transição do governo Lula
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱