×
Carnaval de Manaus

Escolas do grupo especial desfilam no Sambódromo de Manaus e celebram o retorno da folia de Carnaval

As oito agremiações se apresentaram na avenida do samba e disputam o título de campeã do Carnaval de 2023

Escolas do grupo Especial se apresentaram no Sambódromo de Manaus Foto: Divulgação

Manaus (AM) — Alegria e emoção, sentimentos que se unem ao Carnaval e são externados pelo público que, após dois anos de hiato, teve a oportunidade de prestigiar a maior festa popular do país, na capital amazonense. Espetáculos a céu aberto foram levados à avenida do Sambódromo de Manaus, na noite de sábado (18), no desfile das oito escolas de samba do grupo especial, na disputa pelo título de campeã de 2023.

Ainda na área da concentração, a expectativa de quem sabia que o momento iria chegar, apesar da longa espera.  “Nesses dois anos, a gente pode ver que a vida nos proporciona várias coisas, mas com toda uma tristeza vem a alegria e, no caso, é o Carnaval”, comemora o ritmista Eduardo Sampaio.

“Um carnaval para se comemorar”, segundo a artista amazonense, Rosa Malagueta.

“A classe artística vive disso, desse movimento cultural e Carnaval tem que ter artistas em todos os setores, tanto o cara que faz o carro, a fantasia e nós, atores, atrizes, cantores que estamos aqui festejando a cultura popular”,

disse a artista.

O público prestigiou e, na Passarela do Samba, as escolas fizeram o seu trabalho na disputa pela nota máxima. Nesta segunda-feira (20), será conhecida a campeã do Carnaval de 2023, na apuração às 14h, no Sambódromo.

Escolas de samba do grupo Especial de Manaus, que desfilaram no sábado (18): 

Vila da Barra

A primeira escola da noite, Vila da Barra, retornou ao grupo das Especiais, narrando uma história imaginária sobre a descoberta da civilização secreta que habitava o coração da Amazônia.

O enredo “Ratanabá: O segredo milenar da Amazônia”, faz referência a uma cidade perdida que viralizou no mundo digital. As baianas carregavam um figurino semelhante às pirâmides e a bateria da Pegada da Onça se vestiu de ouro para comandar a escola do bairro da Compensa, com 27 anos de história.

Primos da Ilha

Segundo a adentrar a Passarela do Samba, o Grêmio Recreativo Primos da Ilha contou a saga do imigrante Lusitano José Azevedo, que fixou morada em Manaus, em 1934, e aqui constituiu família e construiu um império empresarial no ramo do comércio.

O enredo “D’Além mar, o Amazonas conquistou! José Azevedo, o legado de um gajo sonhador TvLar, Manaus Plaza Shopping e TvLar Motos”, mostrou desde a infância até o legado deixado pelo portugês que se tornou amazonense.

Em 21 alas comandas pela bateria “Moleque atrevido”, apoiadas por quatro alegorias compostas por dois carros alegóricos: “O europeu encontra o caboclo amazônida”, “O senhor do tempo – Fachada do Hospital Beneficente Portuguesa”, mais os módulos alegóricos “A concha do mar esconde, na travessia do oceano, a pérola do Amazonas” e “Bolo de 59 anos”, a Primos da Ilha prestou sua homenagem a José Azevedo.

Um terceiro carro alegórico, intitulado  “Grupo TVLar com visão de futuro”, deveria ter entrado na avenida, mas enfrentou problemas técnicos.

Leia mais:

Carnaval: Adereços indígenas podem ser adquiridos por foliões no Sambódromo de Manaus

Dicas para brincar o Carnaval em segurança e sem surpresas; confira

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *