Manaus registra 427 ocorrências neste início do ano de 2023, devido as fortes chuvas que vem atingindo a capital. Entre os casos estão deslizamentos, que segundo a Defesa Civil do estado, a maioria está relacionada a casas construídas em áreas de risco, e também alagamentos.
Ainda conforme a Defesa Civil, de domingo (19) até esta quarta-feira (22) houve cerca de 70 ocorrências entre deslizamentos, erosão, desabamento e outros. Segundo o coordenador da Central 199, Cristiano Lira, isso ocorreu devido ao alto índice de agua acumulada no solo.
“O alto índice pluviométrico resultou em um acúmulo de água no solo, causando deslizamentos na cidade, tendo como as zonas mais afetadas, a Norte e Leste. As principais ocorrências foram encaminhadas para as secretarias municipais de Assistência Social e Infraestrutura, para que as famílias recebam o melhor atendimento e a rápida solução”, afirmou o coordenador.
Segundo a Prefeitura de Manaus, três secretarias municipais estão em alerta 24 horas para as emergências decorrentes das fortes chuvas: a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que gerencia a Defesa Civil; a Secretaria de Infraestrutura (Seminf) e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Erosões de ruas e avenidas
As constantes chuvas provocaram erosões no solo de algumas avenidas da cidade, como no trecho da Avenida Torquato Tapajós, próximo à ponte Wilson Walter Filho, localizado no bairro Flores, Zona Centro-Sul. Segundo a prefeitura, a correnteza do igarapé levou parte da margem da via. O buraco colocou um poste da rede elétrica em risco de desabamento.
Um trecho da Avenida Djalma Batista, na Zona Centro-Sul, que também passou por um afundamento na pista, está em processo de reconstrução. As obras devem durar de 15 a 20 dias.
Leia mais:
VÍDEO: Motorista cai em obra na Djalma Batista, em Manaus
Fevereiro de 2022 bate média histórica de volume de chuvas em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱