Manaus (AM) – O Amazonas receberá mais de 7 mil cruzeiristas ao longo do mês de março. O sexto navio da temporada, o Viking Sea foi recebido, nesta quinta-feira (2), pelo Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). O receptivo aconteceu no Cais das Torres, no Porto de Manaus.
Ao todo, o Amazonas deve receber oito cruzeiros, sendo o maior número de navios da temporada. Do quantitativo, cinco navios chegam pela primeira vez ao Amazonas. O de Viking Sea traz 2.240 pessoas, entre passageiros e tripulantes, vindos de San Juan, em Porto Rico.
Desde o início da temporada de cruzeiros 2022/2023, iniciada em novembro, o Viking Sea é o sexto navio a aportar em Manaus. São esperados, em março, 7.150 cruzeiristas, sendo cerca de 4,7 mil passageiros e cerca de 2,3 mil tripulantes.
“A expectativa é muito alta nessa temporada de cruzeiro, a primeira pós-pandemia, e o mês de março é aquele em que mais recebemos navios, que vêm com destinos a Manaus e Parintins, na região da Serra da Valéria. E isso posiciona cada vez, de forma positiva, o destino Amazonas em nível nacional e internacional. É importante frisar que isso representa um trabalho árduo, conforme determina o governador Wilson Lima, de ordenamento, formatação e promoção do destino Amazonas”, disse o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio.
O navio Viking Sea esteve, na quarta-feira (1º/03), na cidade de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), onde os turistas desembarcaram para participar dos roteiros turísticos pela cidade e conhecer a manifestação folclórica dos bumbás Garantido e Caprichoso.
“Esse navio esteve ontem em Parintins, e uma das coisas marcantes foi a imagem de um tricicleiro recebendo em dólar, e agradecendo muito a atuação do Governo do Estado. Nisso vemos a importância da função social dessa temporada na vida das pessoas da nossa região que recebem esse recurso para sua família. O turismo não é só lazer, ele é o fio condutor de emprego e renda”, enfatizou Gustavo Sampaio.
Pesquisa de satisfação
Uma pesquisa de satisfação realizada pela Amazonastur, entre novembro de 2022 e janeiro deste ano, mostrou que 87,9% dos cruzeiristas aprovaram o destino Amazonas.
Os visitantes responderam sobre segurança, restaurantes, comida típica, hospitalidade, opções de lazer e entre outros. Considerando dados até janeiro, o Amazonas registrou a entrada de 7.932 cruzeiristas, de acordo com o setor de estatística da Amazonastur. A estimativa é receber cerca de 17.186 visitantes, entre passageiros e tripulantes até o final da temporada.
Cruzeiros do mês de março
Dia 2
Viking Sea, 930 turistas e 480 tripulantes
Dia 4
Volendam, 1.718 turistas e 647 tripulantes
Dia 11
Seabourn Quest, 540 turistas e 330 tripulantes
Dia 14
Ocean Explorer, 160 turistas e 90 tripulantes
Dia 25
Seven Seas Voyager, 777 turistas e 445 tripulantes
Dia 26
Hanseatic Spirit, 230 turistas e 169 tripulantes
Dia 29
Seabourn Venture, 264 turistas e 120 tripulantes
Dia 30
Ocean Explorers, 160 turistas e 90 tripulantes
* Com informações da assessoria
Leia mais:
Navio com 1,2 mil turistas abre temporada de Cruzeiros em Manaus
Chegada do primeiro navio neste domingo (27) abre ‘Temporada de Cruzeiros’ em Manaus
Manaus receberá 25 mil turistas durante ‘Temporada de Cruzeiros 2022/2023’
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱