Manaus (AM) – Uma casinha decorada com mesas, cadeiras, puffs, teatro para fantoches e o principal, um acervo de 600 livros. Espaços como este são fruto do projeto Casinha de Livros, que chega a duas escolas municipais de Manaus, a partir desta quinta-feira (11), com realização da CEC Brasil e patrocínio da 3M via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
O projeto beneficiará a Escola Municipal Ester, localizada no km 8 da Rodovia BR 174, e a Escola Municipal Percília Nascimento, no bairro da Compensa, que atendem, respectivamente, 256 alunos de 4 a 10 anos (Ensinos Infantil e Fundamental I), e 500 estudantes de 6 a 10 anos (Fundamental I).
No espaço lúdico, o acervo é variado. Tem livros de contos de fada, fábulas, contos populares brasileiros, indígenas, africanos, todos infanto-juvenis. Além dos campeões de leitura, há obras que levantam discussões necessárias à sociedade como o respeito às diferenças, empoderamento feminino e meio ambiente, com exemplares em braile.
A ambientação é um atrativo à parte. Ao representar animais em extinção, como a ariranha, ararinha-azul, lobo-guará, mico-leão-dourado, onça-pintada e o pica-pau-amarelo, provoca reflexão e sensibiliza sobre a preservação da imensa biodiversidade brasileira, que se encontra ameaçada.
A inauguração do espaço na Escola Municipal Ester ocorreu na manhã de hoje, quando as crianças conheceram a casinha literária pela primeira vez.
“As expectativas que tenho sobre o projeto é que, através dele, possamos Incentivar o hábito da leitura como uma forma de entretenimento dos nossos alunos, gerando leitores competentes e independentes capazes de entender a importância da leitura para seu desenvolvimento intelectual e cognitivo cumprindo assim os objetivos proposto pelo projeto na nossa escola”,
realça Kelcimar Saboia Pereira, gestor da instituição.
Já na Escola Municipal Percília Nascimento, o espaço foi apresentado aos estudantes na tarde de hoje. “A Casinha de Livros é um espaço lindo, mimoso, aconchegante e um sonho realizado, pois nossa escola está localizada em um bairro da periferia de Manaus, com parte de nossos alunos em vulnerabilidade social e econômica, onde para muitos a escola é o único espaço diferenciado, então o impacto desse projeto com o nosso fazer pedagógico na vida de nossas crianças será consideravelmente positivo. Nada melhor que a leitura de bons livros para nos levar a lugares que jamais poderíamos ir”,
comemora a diretora da escola, Silvana Magalhães Costa.
“Com este projeto queremos diminuir a distância entre os livros e leitores. Sabemos que o acesso ao livro ainda é um desafio para muitos brasileiros. Dessa forma, a Casinha oferece um acervo rico com títulos de grandes editoras brasileiras para escolas e instituições, sendo um equipamento cultural lúdico para que crianças e jovens possam conhecer novos olhares sobre o nosso mundo e literatura”, declara Kaline Vânia, diretora administrativa da CEC Brasil.
declara Kaline Vânia, diretora administrativa da CEC Brasil.
“É uma grande alegria e motivo de orgulho para nós da 3M apoiar a entrega de mais duas Casinhas de Livros em Manaus, impactando a mais crianças, jovens e a comunidade escolar sobre a importância da leitura na formação de futuros leitores e dos profissionais do amanhã. Acreditamos muito nessa iniciativa, por isso, que há anos a apoiamos especialmente pelos benefícios que ela traz na vida desses estudantes, não apenas nas questões pedagógicas, mas também para o intelectual e na formação de caráter ”, destaca Eduardo Araújo, diretor da fábrica da 3M em Manaus.
Casinha de livros
O projeto Casinha de Livros está na sua quarta edição, e seu objetivo principal é promover e ampliar a importância da leitura no universo simbólico de comunidades e grupos sociais. O ponto de partida é tornar o livro um centro de referência e formação de leitores com consciência de leitura para o futuro, disponibilizando e possibilitando acesso a publicações que sejam objetos de desejo e de difícil acesso.
A iniciativa vai ao encontro da Lei n.º 12.244 de 24 de maio de 2010, que estabelece a obrigatoriedade de haver uma biblioteca em instituições de ensino de todo o país. O projeto também auxilia no processo educacional, na redução do analfabetismo e na formação de um público consumidor de cultura.
*Com informações da assessoria
Escola estadual transforma patrona em personagem de livro infantil
Inep publica edital com regras para o Enem 2023
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱