×
Declaração

Lula: “Fábricas de fertilizantes foram fechadas por Temer e Bolsonaro”

A contestação do petista se dirigiu à ministra Tereza Cristina, que considerou um "erro do passado" o fim da fabricação dos insumos

Divulgação

Brasília (DF) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, na sexta-feira (4), a fala da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que disse que o Brasil cometeu um erro ao deixar de produzir fertilizantes no passado.

Lula lembrou, por meio de suas redes sociais, que a decisão de fechar as fábricas de fertilizantes foi tomada no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) e na atual gestão, de Jair Bolsonaro (PL).

A declaração da ministra ocorreu na última quarta-feira (2), em entrevista coletiva sobre os efeitos da crise entre Rússia e Ucrânia. O Brasil depende de fertilizante importado da Rússia e a ministra comentava exatamente esse aspecto do impacto na economia.

Segundo ela, a decisão foi tomada em um contexto no qual importar era mais barato do que produzir, e isso se configurou num equívoco ao paralisar a produção nacional de fertilizantes usados na agricultura.

Agora, diante do conflito no Leste Europeu, as importações ficaram comprometidas, num ambiente em que o Brasil não é autossuficiente e que impacta diretamente no preço dos alimentos.

O Brasil hoje importa 85% dos fertilizantes que utiliza, e a Rússia responde por 23% dessas importações.

*Com informações do Metrópoles

Leia mais:

STF suspende último processo pendente contra Lula por Lava Jato

Bolsonaro duvida de Lula em “eleição limpa”: “Espero que povo acorde”

Pesquisa Quaest/Genial: Lula tem 45%; Bolsonaro, 23%; Moro e Ciro, 7%

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *