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Insatisfação

Cresce número de reclamações contra Águas de Manaus e Amazonas Energia na capital

Interrupção no abastecimento de água, aumentos abusivos em contas e problemas técnicos são alguns fatores que contribuem para a insatisfação dos consumidores

(Foto: Reprodução)

Manaus (AM) – A insatisfação dos manauaras com as empresas concessionárias de serviços básicos cresceu no último mês no amazonas. Um levantamento realizado pelo Em Tempo, com base em relatórios de órgãos públicos apontou que a Águas de Manaus e a Amazonas Energia lideram o ranking das reclamações com um crescimento de 50% comparado ao anos anteriores.

A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa do Amazonas confirmou por meio de nota que houve um aumento de 50% na quantidade de reclamações sobre as empresas Águas de Manaus e Amazonas Energia. O Em Tempo também entrou em contato a CDC da Câmara Municipal de Manaus, mas não teve retorno.

Concessionária de energia elétrica no estado, a Amazonas Energia foi pauta em diversas entidades governamentais, nos últimos meses, por conta da implantação dos medidores aéreos em bairros de Manaus. O fato aborreceu consumidores em todas as zonas da capital, que foram as ruas impedir que os técnicos implantassem o novo equipamento.

No entanto, essa não é a única reclamação e o que causa desconforto aos consumidores. Aumentos abusivos em contas, problemas técnicos e interrupção são alguns dos fatores de insatisfação.

Como por exemplo, uma denúncia enviada ao Em Tempo pelo técnico Eliezer Moreira, morador da rua Bom Jesus, bairro Zumbi 3, na Zona Leste. Ele relatou que um cabo de média tensão estava partido e oferecendo risco a vida das pessoas.

“Tinha um cabo de média tensão solto e o transformador ainda estava ligado para colocar em risco a vida das pessoas que moram ali perto, além de, deixar os consumidores deste 20h de domingo (21) sem energia elétrica. Eu tenho conhecimento de como funciona o plantão dos funcionários pela noite, mas os vizinhos ligaram por diversas vezes e a empresa prestadora de serviço nem apareceu aqui para averiguar o problema e todo tempo estava dando um curto-circuito na rede elétrica”,

disse Eliezer.

O morador ainda relatou que somente na manhã desta segunda-feira (22), após muita pressão nas redes sociais, a Amazonas Energia decidiu responder o problema e mandar uma equipe até o local para resolvê-lo.

“Foi só na manhã de hoje (segunda) que eles foram até a rua Bom Jesus para resolver o problema, mas todo esse tempo os moradores ficaram sem energia elétrica e isso complica bastante a vida das pessoas. A gente ameaçou até fazer manifestação”,

concluiu o consumidor.
Técnicos da Amazonas Energia resolvem problema após mais de 15 horas de espera

Cadê a água ?

Outras recorrentes reclamações são da empresa concessionária de água, Águas de Manaus. O consumidor Sérgio Silva, morador da rua Nova Esperança, bairro Japiim, Zona Sul de Manaus, denunciou que desde o último domingo (21), a população vem sofrendo com a interrupção no abastecimento.

“Nós passamos o domingo todo sem água! Retornou somente por volta da 1h de segunda-feira (hoje). Foi apenas nesse momento em que os moradores conseguiram realizar suas tarefas do cotidiano, mas a alegria durou pouco. Por volta das 6h da manhã o abastecimento foi interrompido novamente e apenas às 9h a água voltou”,

disse ele.

Durante a entrevista para o jornal, por volta das 15h, Sérgio percebeu que o abastecimento havia sido interrompido novamente pela quarta vez em menos de 24 horas.

“Agora que eu fui verificar a torneira e percebi que estamos sem água novamente. Já ligamos inúmeras vezes, mas eles falam apenas em manutenção na Rodrigo Otávio e que vão verificar nossa situação, mas mesmo com a falta de água, todos o meses a conta chega”,

relatou.

Em nota, a concessionária Águas de Manaus afirmou que mais de 90% dos casos envolvendo a empresa são, eventualmente, solucionados. Confira a íntegra:

“A Águas de Manaus está presente em toda a capital amazonense, com distribuição universalizada de água. Neste cenário, a empresa atua com diversas parcerias junto a órgãos e departamentos de Defesa do Consumidor, com altos índices de acordos e conciliações. Um dos exemplos é o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), que registra mais de 90% de resolução dos casos envolvendo a concessionária.

A empresa trabalha o bom relacionamento com a população da cidade, para atender seus clientes de forma satisfatória e resolver todas as reclamações que chegam ao seu conhecimento. 

A concessionária reforça que é muito importante que o cliente procure primeiramente a empresa para tratar diretamente sobre qualquer problema. Os canais de atendimento são: 0800-092-0195 (Whatsapp e SAC), site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.”

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