Manaus (AM) – Há mais de oito anos, o Núcleo de Assistência à Criança e Família em Situação de Risco (Nacer) vem transformando vidas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de adolescentes grávidas e pessoas em situação de rua. Agora, com o objetivo de garantir a inclusão e o pleno desenvolvimento familiar, o Nacer está ampliando seus serviços, acolhimentos e atendimentos para mães com seus filhos e mulheres vítimas de violência doméstica no Amazonas.
Com a mudança, a instituição passará a acolher mais 20 pessoas em sua sede, localizada no bairro Parque Dez, em Manaus, totalizando 40 beneficiários.
A nova estrutura institucional do Nacer tem o objetivo de incluir as mães no desenvolvimento de seus filhos, evitando dilemas futuros. Poderão ser acolhidas mães em situação de risco social, mães migrantes com filhos, gestantes em risco social e pessoal, além de mães com problemas de saúde e sem condições de sustento.
A assistente-social do Nacer, Rosiane Menezes, explica como surgiu a proposta da reforma organizacional.
“Nós temos vários projetos, um deles é o ‘Serviço de Família Acolhedora’ (SFA), que consiste em um acolhimento provisório de crianças e adolescentes afastados do convívio com sua família de origem por medida judicial. Com isso, passamos a notar as benéficas mudanças e concluímos que a inclusão da mãe é fundamental para a identidade e conceito de família dos assistidos”,
destaca.
O Nacer atua desde 2016 na promoção de programas de assistência social e garantia de direitos, tais como matrícula em instituições de ensino, inserção no mercado de trabalho por meio do programa “Jovem Aprendiz”, acompanhamento psicoterapêutico, e combate à exploração sexual, maus tratos e ao trabalho infantojuvenil.
Segundo o diretor do Nacer, Cleslley Rodrigues, a mudança vai proporcionar muitos benefícios para todos os acolhidos. “Só as mães que estão longe de seus filhos conhecem a dor e a saudade. O mesmo se aplica aos seus filhos. Com a mudança, conseguiremos manter viva a união e o amor. E é este o nosso objetivo, mudar realidades e proporcionar novos horizontes”, frisou.
Para saber mais sobre a instituição e como apoiar com doações, acesse o site: nacer.org.br.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Senado pauta PL que prioriza vagas de emprego para mulheres vitimas de violência
Amazonas conta com rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar
PL apoia mulheres vítimas de violência e garante prioridade na matrícula em creches do AM
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱