Representando o governador Wilson Lima, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), engenheiro civil Marcellus Campêlo, participa nesta quinta-feira (06/07), em Letícia, na Colômbia, do encontro Desafios e Oportunidades para os Centros Urbanos da Amazônia.
O evento é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e conta com a presença de governos locais, regionais e nacionais, além de organizações internacionais, acadêmicos e representantes da sociedade civil.
Os debates buscam ideias que viabilizem o desenvolvimento econômico e social da região em um meio ambiente sustentável. Durante o evento, o Governo do Amazonas fará sua participação mostrando as experiências do Estado com programas que contam com financiamento do BID. O Amazonas tem projetos exitosos no enfrentamento de desafios como requalificação urbana, educação, reassentamentos e sustentabilidade.
“Nessa reunião vamos contribuir e falar sobre esses desafios que as cidades da Amazônia têm em relação ao seu desenvolvimento urbano. Vamos demonstrar o que já executamos aqui, e também falar um pouco das dificuldades dos municípios da Amazônia, especialmente em relação aos serviços básicos, como água, esgoto e gestão de resíduos sólidos, elementos fundamentais para a qualidade de vida da população”,
aponta Campêlo.
O Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), “case” de sucesso ao longo de 16 anos de execução e citado formalmente pelo BID como um dos projetos de reassentamento mais exitosos financiados pelo banco em todo o mundo, é um dos exemplos relevantes levados pela comitiva do Amazonas.
Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Sedurb, o Prosamin já reassentou mais de 80 mil pessoas de área de risco de alagação às margens de igarapés de Manaus e em Maués (a 276Km de Manaus), município que recebeu o Programa de Saneamento Integrado (Prosai).
Educação
O Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação no Amazonas (Padeam) é outro projeto do Governo do Amazonas com financiamento do BID, que será levado como contribuição aos debates em Letícia.
Executado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), a iniciativa atua tanto na construção de unidades educacionais como na qualificação dos servidores, melhoria e ampliação da conectividade na rede estadual. Também conduzido pela Seduc, o Centro de Mídias, que é referência no Brasil, será apresentado na reunião.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Zona Franca é fundamental para economia e conservação ambiental, diz Antonio Silva
Região Norte registra aumento de 0,17% para gasolina, aponta Ticket Log
Suframa visita fábricas do grupo Rubberon no Polo Industrial de Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱