×
Saúde mental

Confira os nutrientes que auxiliam na saúde mental e no combate ao estresse

Brasil é o segundo país mais estressado do mundo

Foto: Divulgação

Estudos comprovam que a alimentação influencia na prevenção e no tratamento de distúrbios psicológicos. Uma opção saudável é investir no consumo de nutrientes como Ômega 3, Magnésio, Vitamina B6 e Inositol.

O estresse está se tornando o grande problema do século. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre com sintomas de estresse, sendo o Brasil o segundo país mais estressado do mundo.

Durante o processo de estresse, o organismo perde nutrientes, além de alterar outros sistemas como, por exemplo, o nervoso, o cardiovascular e o imunológico. Como recompensa no desequilíbrio mental, a tendência em recorrer a alimentos ultraprocessados, fontes de açúcares e gorduras saturadas é alta, podendo causar alteração na microbiota intestinal e até ativar vias inflamatórias.

“Estudos comprovam que a alimentação influencia na prevenção e no tratamento de distúrbios psicológicos, principalmente ao incluir os nutrientes que auxiliam no equilíbrio e na saúde mental. Além disso, outra recomendação é adotar uma pausa na rotina e praticar atividades físicas regulares”,

diz Mayara Stankevicius, nutricionista da Vitamine-se.

Nutrientes importantes que auxiliam no combate ao estresse:

Nutrientes Foto: Divulgação
  • Ômega 3: ácidos graxos importantes para a formação de células nervosas, podendo ativar genes fundamentais na produção de serotonina, associando a um menor risco de depressão.
  • Inositol: considerada uma vitamina do complexo B, também auxilia na ação de neurotransmissores, como a serotonina, ajudando no controle de estresse e ansiedade.
  • L-Triptofano: aminoácido essencial precursor da serotonina, conhecida como “hormônio da felicidade”, causa sensação de bem-estar e melhora do humor. Também ajuda na produção de melatonina favorecendo o relaxamento e o sono de qualidade.
  • Magnésio: mineral com importante papel no processo de contração e relaxamento muscular. Auxilia na redução do cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, promovendo maior sensação de bem-estar.
  • Vitamina B6: envolvida em diversas reações químicas importantes para o sistema nervoso central e função cerebral, incluindo a conversão de triptofano em niacina e a síntese de diversos neurotransmissores, como serotonina. Colabora no processo de inibição de impulsos no cérebro.
  • Ácido fólico: ajuda a elevar os níveis de serotonina, contribuindo na melhora do humor.
  • Melatonina: hormônio produzido naturalmente pelo organismo, com importante função de regular o ciclo circadiano. É conhecido como relógio biológico, regulando e melhorando a qualidade do sono.

Outra questão relacionada ao estresse é a queda capilar, que apesar de multifatorial, tem grande relação com fatores emocionais, podendo agravar ambas as situações. Nesse caso, a suplementação de Biotina pode ser interessante para ajudar no fortalecimento dos fios, diminuindo a queda.

A biotina tem papel importante na construção e manutenção de unhas e cabelo saudáveis, mas também participa de outros processos essenciais do metabolismo, como o armazenamento de energia e a síntese de proteínas.

“Controlar o estresse é fundamental. Vale investir em pequenas pausas na rotina, além de atividades que proporcionam bem-estar, como meditação, ioga, exercícios físicos, ou até mesmo um jantar com amigos, um bom livro ou filme e momentos de qualidade com a família. Manter a imunidade em dia é uma ótima forma de evitar doenças e viver de forma saudável”,

acrescenta a nutricionista da Vitamine-se.

Sobre a Vitamine-se

A Vitamine-se é uma marca brasileira que combina inteligência de dados e suplementos de alta qualidade para oferecer uma nutrição personalizada para cada pessoa, com base em seus objetivos, necessidades e estilo de vida.

A startup está em ampla expansão e já conta com diversos investidores. O portfólio de produtos da Vitamine-se está disponível no e-commerce da marca e em mais de 2 mil pontos de venda, como as maiores redes de farmácia do Brasil, canais alimentares e outros.

A empresa desenvolve um Quiz em parceria com nutricionistas, com perguntas fundamentais sobre você e seu dia a dia. Ao final, recomenda um pack personalizado com os melhores nutrientes. Quando sua suplementação está diretamente alinhada aos seus objetivos, os resultados são ainda melhores.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Psicóloga orienta como estudantes podem cuidar da saúde mental em Manaus

Pilates contribui para redução de dores musculares, estresse e ainda auxilia no parto

Abandonar bebês é caso de polícia e de saúde pública, especialista faz alerta

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *