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Empreendedorismo

Ser empreendedor exige capacitação e visão estratégica , aponta FST

Empreender vai muito além da oferta de um produto ou serviço

Foto: Divulgação

Ter o próprio negócio é o desejo de 6 em cada 10 brasileiros, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada pelo Sebrae e Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). Apesar dos benefícios de ser o próprio “patrão”, empreender não é algo simples e exige diferentes habilidades. Por isso, a importância da capacitação profissional.

De acordo com o coordenador do curso de Administração da Faculdade Santa Teresa, João Paulo, um empreendedor precisa reunir conhecimento em gestão, visão estratégica e criatividade.

“Iniciar um negócio sem uma base sólida e habilidades, pode dificultar bastante o caminho até o crescimento do negócio. Em determinados casos, pode significar a falência”,

afirmou.

Na FST, segundo ele, os alunos são preparados para empreender.

“Temos inúmeros exemplos, na academia, de pessoas que começaram os cursos e hoje se destacam no mercado”,

reforça.

Destaques

Juliana Araújo, do quarto período do curso de Administração da FST. Aos 19 anos ela abriu uma agência de publicidade e tem alcançado excelentes resultados, atendendo a grandes marcas do mercado. Ela conta que o desejo pelo empreendedorismo vem desde a infância. Os pais são empresários e sempre acompanhou a família no trabalho. Isso despertou o desejo de ter o próprio negócio.

“Ajudava na parte de marketing da empresa do meu pai, dando dicas. Comecei a gostar cada vez mais da área e resolvi me especializar. Fiz diversos cursos, estudei muito sobre o segmento e como poderia oferecer um serviço diferenciado, que fosse além do que o mercado possui. Foi então que abri a empresa, com um modelo de negócio próprio, equipe especializada e que está espalhada por vários estados do país”,

detalhou.

Segundo Juliana, com a empresa surgiu a necessidade de aprofundar o conhecimento na parte de gerenciamento de negócios.

“Empreender vai muito além da oferta de um produto ou serviço. É necessário trabalhar as relações interpessoais para lidar com o atendimento do cliente, fornecedores e colaboradores, gerenciamento das contas, entre outras questões”,

pontuou.

Outro exemplo de jovem empreendedor é Murillo Vila, também estudante do curso de Administração da FST. Ele atua ao lado família em uma empresa de aluguel de galpão e portos. Murillo começou a trabalhar na empresa aos 15 anos, sempre acompanhando o dia a dia de todos os setores. Aos poucos foi recebendo novas responsabilidades e hoje cuida, principalmente, do setor de obras.

“A faculdade de Administração surgiu como uma possibilidade de ampliar o conhecimento que eu tenho pela prática do dia a dia e abrir o leque de oportunidades. A vivência no negócio é importante, mas o conhecimento técnico também. Com as matérias do curso, eu faço a análise melhor de orçamentos, aprendi cálculos, entre outras práticas que entraram na rotina de trabalho”,

acrescentou.

Murilo planeja no futuro ter uma empresa sua, independente do negócio da família. “Com a visão ampla do negócio e das oportunidades que a faculdade proporciona, tenho certeza que vai ser essencial para meu futuro como empresário”,

afirmou.

*Com informações da assessoria

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