A Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM) identificou que nas últimas semanas, golpistas estão se passando por criminosos, ameaçando realizar ataques nas escolas do Amazonas caso uma certa quantia de dinheiro não seja enviada via PIX.
De acordo com a Seduc, os estelionatários realizam ligações, e durante o contato, os golpistas se passam por líderes de facções criminosas e exigem dinheiro via PIX.
De acordo com o Coordenador do Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), o delegado Denis Pinho, nas ligações, o golpista faz terrorismo psicológico com a vítima dizendo que, caso não haja o pagamento feito via Pix à facção criminosa citada nas ligações, a escola sofrerá represálias, como invasão e ataques.
O coordenador do Nise pontuou que a melhor decisão para tomar diante dessas situações é manter a calma e não realizar a transferência de valores.
“A pessoa tem que tentar ficar tranquila, procurar se certificar do máximo de detalhes possíveis, não transferir nenhum dinheiro via Pix, comunicar de imediato a polícia e autoridades por meio dos canais de denúncias pelo número 190, 181 e WhatsApp: (92) 99414-0480 (canal de denúncias do Nise)”, finalizou o delegado Denis Pinho.
Leia mais
Com faca e lista de vítimas, aluno ameaça ataque em escola estadual do AM
Ataques a escolas: Brasil soma 25 atentados e 46 mortes em 22 anos
Ataques violentos a escolas já deixaram 6 mortos neste ano
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱