O termo “emocionado” ficou muito popular nas redes sociais, por denotar pessoas que demonstram afeto muito cedo em uma relação que está só no começo, ou seja, as pessoas consideradas “emocionadas” tendem a querer acelerar o processo de amadurecimento da relação e entender ações simples como um gesto grandioso.
Às vezes, antes mesmo do parceiro se sentir confortável e aberto para se relacionar de forma mais pessoal, os emocionados já estão fantasiando grandes planos, atrapalhando o tempo da evolução natural da relação.
O início de um relacionamento pode ser considerado uma pré-lua de mel, por sentirem a necessidade de compartilhar aspectos mais íntimos da vida com o outro, mas para pessoas mais “emocionadas”, a entrada da outra pessoa em sua vida muito é muito mais intensa. Segundo o estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses, mas esse tipo de pessoa enxerga coisas que ainda não existem na relação.
Segundo Maicon Paiva, Fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, a vida não é um filme de comédia romântica. É necessário ir com calma, principalmente no começo da relação.
“Não tem nada de errado em amar demais. Quando estamos em um começo de relacionamento, é comum ficarmos embriagados por sentimentos bons, porém, isso não pode se confundir com a certeza do ‘felizes para sempre’. O importante é não deixar o sentimento exceder e atrapalhar a relação. Saiba aproveitar esse início para entender se o seu pretendente tem espaço na sua vida, e quando tiver certeza, faça ‘Amarração Amorosa’ para mantê-lo por perto”,
diz especialista do Espaço Recomeçar.
Conseguir se conter para não se fazer de emocionado e atropelar os processo do outro não significa evitar demonstração de afeto; muito pelo contrário. Querer estar com uma pessoa, mas não se esforçar para provar o que diz pode estragar o relacionamento, assim como não alinhar as expectativas sobre o tempo dedicado ao relacionamento e a demonstração de afeto que cada um se sente confortável.
Entenda que algumas pessoas vêm o começo do namoro como permissão total para ter acesso a outra pessoa, enquanto algumas precisam de mais tempo para abrirem-se emocionalmente, por isso, é fundamental saber até onde você pode ir sem causar desconforto.
Quando o parceiro é muito emocionado, a conversa sobre os limites de cada um deve acontecer, pois quem tem mais apego pode pensar que o outro não está se doando tanto quanto ele.
Nós temos uma tendência a olhar para o outro a partir de nossa régua pessoal, e levando em consideração que nem sempre o que nós fazemos é o certo, pode ser complicado entender a diferença de níveis de afeto e a uma forma de se estar em uma relação; por isso, para quem ama uma pessoa emocionada, o Espiritualista do Espaço Recomeçar, Maicon Paiva, tem 3 dicas valiosas sobre como lidar com esses parceiros.
Dicas
1 – Delimite seu espaço pessoal
Pessoas muito emocionadas entendem que o espaço pessoal dela é igual ao de todos, podendo ser invasivas no contato ou nas conversas, já que para elas, a história com final feliz já está escrita. Sendo assim, não se acanhe em ter uma conversa séria sobre perspectivas de relação e próximos passos.
2 – Converse sobre o seu histórico de relacionamento
Cada pessoa tem uma bagagem diferente, e isso faz com que tenham níveis diferentes de carência, ou seja, seu parceiro não é emocionado sem motivo. Portanto, ambos precisam conversar para que cada um entenda a forma do outro se comportar. Essa ação resolve os motivos que criam a diferença de envolvimento de cada um, e consequentemente, encontrando o ritmo certo para levar o relacionamento adiante.
3 – Fale o que é preciso para se sentir confortável e avançar na relação
Uma das maiores dificuldades para quem quer se relacionar com parceiros emocionados é lidar com a pressão para atender os pedidos dele, que acabam por se transformar em cobranças. Isso acontece porque ao receberem várias demandas, de uma só vez, podem não se sentir à vontade para dar passos grandes tão rápido, podendo até estragar o relacionamento. Por isso, não tenha vergonha de pedir para ir com calma; converse sobre quando e como se sente confortável a fim de favorecer a aproximação do seu parceiro.
Amar demais não é um problema, mas querer dar passos muito maiores pode ser. As pessoas rotuladas como emocionadas demonstram muito afeto, com muita frequência, e ter essa pessoa ao seu lado pode ser muito agradável quando se quer viver uma paixão intensa.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Estátua de São Miguel Arcanjo maior que o Cristo Redentor é construída
Relator vota a favor de processo contra Zambelli no Conselho de Ética
Pai de Santo é morto enquanto fazia live; veja vídeo
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱