×
Aleitamento materno

‘Agosto Dourado’: campanha lança espaço humanizado para mães amamentarem

Além da amamentação, proposta incentiva doação do leite materno

FOTO: Arthur Castro/ Secom

Com o tema “Apoie a amamentação e faça a diferença para mães e pais que trabalham”, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira (03), na Maternidade estadual Azilda Marreiro, a abertura do “Agosto Dourado”, mês que incentiva à amamentação no estado. Este ano, a maternidade criou um espaço humanizado para mães trabalhadoras amamentarem os filhos e doarem para o Banco de Leite Humano. 

O secretário executivo da SES-AM, Luan Pedrosa, ressaltou que o Ministério da Saúde recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável.

“O aleitamento materno é importante para o desenvolvimento cognitivo e físico. Com isso, temos o desenvolvimento da maternidade que busca fazer o acolhimento e garantir que o acesso ao serviço de saúde de pais e mães trabalhadoras que não conseguem ter esse espaço para amamentar ou que esteja internado melhore o vínculo da mãe e do bebê”,

ressaltou. 

A diretora da unidade, Elcinei Sampaio, explicou que o público-alvo da campanha são as mulheres trabalhadoras. Mas além da amamentação, o objetivo é estimular a doação do leite materno. 

Elcinei enfatizou que, este ano, a maternidade completa 20 anos de funcionamento, além de ser uma das pioneiras a inaugurar o Banco de Leite Materno no Amazonas. 

“Essa gestão atual observou essa necessidade da mãe que trabalha e amamenta, continuar trabalhando mesmo amamentando o seu filho. Então, criamos um espaço programado para estas mães. Mesmo que ela não amamente, possui um espaço para esvaziar as mamas e poder levar esse leite em casa ou doar para a maternidade”,

disse. 

O espaço atende as profissionais que trabalham no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Eliameme Rodrigues e Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) da Cidade Nova.

A enfermeira Patrícia Rocha, que trabalha no centro cirúrgico da maternidade, é mãe de um bebê de 3 meses, e se emocionou com o lançamento.

Patrícia contou que, quando teve o primeiro filho, não tinha esse acolhimento de um lugar seguro para amamentar e doar. 

“Na pandemia eu ia para o plantão chorando, tirava leite e jogava tudo fora porque não podia dar para o meu primeiro filho e nem para outro bebê. Agora, vamos poder tirar para o nosso bebê e para doação, porque a gente sabe que muitas crianças que as mães não conseguem amamentar. Felizmente eu posso dar para o meu bebê gotas de amor”,

emocionou-se.  

Aleitamento

De acordo com o Ministério da Saúde, o leite humano é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos por causas evitáveis. Esse é o melhor alimento para os recém-nascidos, pois traz em sua composição proteção imunológica contra doenças infecciosas e também atua no desenvolvimento afetivo e psicológico.

Além disso, favorece o vínculo com a mãe e também é importante para a mãe no pós-parto, evitando hemorragias e prevenindo o câncer de mama.

Como doar

O Amazonas tem três Bancos de Leite Humano (BLH): maternidade Ana Braga, maternidade Azilda Marreiro e a maternidade Balbina Mestrinho, que também são responsáveis pela coleta, processamento e distribuição para os bebês.

Para doar, você precisa entrar em contato com qualquer um dos três Bancos de Leite e obter todas as orientações: BLH da Galileia, nos números (92) 3643-5523 e 99170-5783; BLH da Maternidade Ana Braga, no (92) 3647-4235; e o BLH Fesinha Anzoategui, na Maternidade Balbina Mestrinho, no (92) 99339-0130.

Leia mais:

Combate ao exercício ilegal da medicina pode ser reforçado no Amazonas

Empresas podem implementar salas de apoio à amamentação para mulheres

Icam realiza atividade alusiva ao Dia de Combate à Gastrosquise, em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *