Manaus (AM) – Em alusão ao Dia Nacional da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Gerência de Assistência Domiciliar, realizou, neste domingo (06), diversas atividades na faixa liberada do bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus. O objetivo da ação foi também apresentar à população o Programa Melhor Em Casa.
A apresentação do Programa Melhor em Casa aconteceu por meio de panfletagem e exposição de banners informativos. Na ocasião, estiveram presentes alguns profissionais da saúde como nutricionistas, que realizaram atendimentos sobre educação alimentar e tiraram dúvidas da população sobre alimentação saudável e qualidade de vida. Houve também serviços de aferição de pressão arterial, glicemia, consulta de peso entre outros, totalizando 105 atendimentos.
A coordenadora do Programa Melhor em Casa, Semira Torres, destacou o objetivo de promover essa ação junto aos frequentadores da faixa liberada da Ponta Negra aos domingos.
“Estamos aqui fazendo a primeira amostra do programa, apresentando o Programa para a sociedade com atividades voltadas para a saúde, pois esse mês é celebrado o dia nacional da saúde. Por que na Ponta Negra? Porque aqui tem um fluxo muito grande aos domingos, então foi bem estratégico”,
pontuou.
Programa Melhor em Casa
O programa reúne um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e de reabilitação, realizadas em domicílio por equipes multiprofissionais.
Uma das finalidades do “Melhor em Casa” é reduzir o tempo de internação hospitalar de pacientes que estejam com o quadro estabilizado, sem agravamento, mas ainda necessitando de cuidados sistemáticos, como curativos, trocas de sonda, medicação, fisioterapia respiratória, entre outros procedimentos terapêuticos ou profiláticos, que podem ser realizados em casa.
“Hoje o nosso programa tem aproximadamente 630 pacientes em casa, dando continuidade ao tratamento em domicílio, que são assistidos por uma equipe multidisciplinares onde comporta fisioterapeuta, técnico de enfermagem, fono, nutricionista, serviço social, cirurgiã dentista, cirurgiã clínico, dentre outros parceiros”,
finalizou a coordenadora do programa.
Atualmente, o programa atende na capital e está sendo implantado também nos municípios de Tabatinga, Lábrea, Presidente Figueiredo, Iranduba e Autazes.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Em carta, pesquisadores defendem vigilância mundial contra arboviroses
Especialista fala sobre o impacto do café no intestino ao ser consumido de barriga vazia
Pets podem auxiliar na saúde mental e prevenção de doenças nos idosos
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱