A Prefeitura de Novo Airão, em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, realizou, nesta sexta-feira (11), a conclusão da 2ª etapa do Projeto Pirayawara para formação de 40 educadores de etnias indígenas do município.
O curso é realizado em parceria com o Governo do Estado, Organização dos Professores Indígenas de Novo Airão (Opina), com o apoio logístico e didático da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e contou com a participação do prefeito e Novo Airão, Frederico Júnior (PSC), a presidente da Opina, Ivete Moraes Tukano, a enfermeira Zeneide Farias, representante do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), do Governo do Estado, entre outros.
O prefeito Frederico Júnior avalia que o curso é de grande importância para os povos indígenas por trabalhar a formação dos futuros docentes com conhecimento teórico e consciência crítica sobre aspectos de identidade e cultura que precisam ser preservados. “Essa parceria com o Governo do Estado está dando certo e nós vamos continuar apoiando o projeto e a Opina pelo comprometimento para manutenção da cultura indígena”, disse.
A coordenadora de Educação Indígena de Novo Airão, Ivete Moraes, também enfatizou a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura como fundamental para a execução do Pirayawara. “Conseguimos trazer essa formação para a educação indígena que vai possibilitar às futuras gerações o conhecimento de suas origens e possam preservar a identidade cultural”, destacou.
O gerente de Educação Indígena do Amazonas, da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc-AM), Alcinei Vale Neto, destacou a necessidade de investir em professores que tenham compromisso com suas comunidades e que valorizem a cultura indígena. “Com isso ganham o município e o Estado com o fortalecimento das culturas por meio da educação. O curso forma também lideranças, pessoas que possam assumir cargos públicos e nos conselhos”, relata.
Projeto
O “Pirayawara” visa formar professores indígenas no Ensino Médio Técnico, para atuar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em suas comunidades, como professores-pesquisadores de seu próprio universo cultural. A formação dá condições para que eles possam gerir seus processos de aprendizagem, fortalecendo a identidade étnica.
Para realização do curso, a Prefeitura entra com apoio logístico disponibilizando espaço físico, material didático e alimentação aos cursistas durante os 51 dias de duração das aulas.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Obra de substituição em rede de drenagem avança no igarapé do Mindu
Filhote de peixe-boi é resgatado em Parintins
Amazonas decreta fim do uso obrigatório de máscaras em locais abertos
Edição Web: Jonathan Ferreira
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱