Manaus (AM) – O último dia de programação do 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte será nesta sexta-feira (25), com um agenda intensa, que inicia às 10h no Palácio da Justiça e também no Teatro da Instalação; e encerra com a premiação a partir das 22h, no Teatro Amazonas. Com 50 filmes de todo o País – e destaque para as produções da Amazônia Legal, o festival iniciou no dia 22 de agosto, com recorde de público, além de toda a programação gratuita, que pode ser conferida pelo www.festivalolhardonorte.com.
O Palácio da Justiça abrirá às 10h para a Roda de Conversa “Cinema Latino-Americano”, com os artistas Adirley Queiroz, Lisandro Alonso e Adanilo. A atividade não precisa de inscrição prévia e o endereço do Palácio é Avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro. No mesmo local, a partir das 13h, será realizado o debate dos filmes exibidos no dia anterior. No Teatro da Instalação (R. Frei José dos Inocentes, s/n – Centro), a roteirista manauara Bea Goes encerra a Oficina de Roteiro, iniciada no dia 22. A atividade é apenas para quem fez inscrição prévia.
Teatro Amazonas
O encerramento do 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte será no Teatro Amazonas, com os Filmes Convidados e a premiação oficial. Às 15h30, será exibido o filme “Mato Seco Em Chamas”, dos diretores Adirley Queiroz e Joana Pimenta ( DF). Vencedor da categoria de Direção de Fotografia no Festival do Rio, os Prêmios dos Júris do Festival de Documentários de Montreal e do Festival de Mar del Plata, entre outros prêmios, o longa conta a história de Chitara, grande gasolineira da região da favela de Sol Nascente, na Ceilândia (DF), que tenta fidelizar a clientela junto ao seu poço particular, com a ajuda da irmã. Quando o Brasil se torna mais conservador e ameaça votar na extrema-direita, o posicionamento de Chitara se transforma num ato político.
A sessão de encerramento será às 19h e contará com a estreia, em território nacional, de “Eureka”, dirigido pelo cineasta argentino Lisandro Alonso. O longo seu lançamento na “Cannes Premiere” – secção não competitiva do maior festival de cinema do mundo, e traz como protagonista o ator amazonense Adanilo. Com uma narrativa ambientada no ano de 1870, o filme mostra os problemas enfrentados pelos povos indígenas nas Américas do Norte por meio de quatro histórias diferentes, ocorridas em diversos lugares do mundo.
A partir das 22h, iniciará a premiação oficial do 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, com 17 prêmios que serão concedidos pelos júris e também, em algumas mostras, pelo público. Na Mostra Amazônia, principal competitiva que exibe apenas filmes da Amazônia Legal, serão distribuídos os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção,Melhor Direção de fotografia,Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Roteiro, Melhor Som, dois prêmios de Prêmios de Atuação, Prêmio Especial do Júri e o Melhor Filme pelo Voto Popular.
Produções de estados outros brasileiros concorrem foram a Mostra Outros Nortes e concorrem a dois prêmios de Melhor Filme, um votado pelo júri e outro pelo público (voto popular). O mesmo ocorre com os selecionados para a Mostra Olhar Panorâmico, também formada por filmes amazônicos – prêmios Melhor Filme e Melhor Filme (Voto Popular). A Mostra Olhinho, que é infanto-juvenil, é a única não competitiva desta edição.
Para assistir na internet
O streaming oficial do 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, a Sonoraplay, primeira plataforma focada na monetização da produção audiovisual independente da Amazônia, está com as mostras do festival em cartaz para ser assistidas, gratuitamente, pela internet, no computador, celular ou smart tvs. Além disso, conteúdos exclusivos de entrevistas estão sendo realizadas no Estúdio Cine Set e Sonoraplay, no hall do Teatro Amazonas, e disponibilizadas no Youtube do Cine Set, além da versão podcast nas plataformas de áudio Deezer e Spotify, no perfil do Cineset.
A Mostra Olhar Panorâmico foi a primeira a estrear no streaming já no dia 15 de agosto.Especificamente, as mostras “Filmes Convidados”, “Outros Nortes” e “Amazônia”, entram em cartaz 24h após serem exibidos no Teatro Amazonas. O acesso é gratuito.
O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte é uma realização da Artrupe Produções, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Cine Set.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Circuito da Cultura no Centro de Manaus acontece neste fim de semana
Homem é executado a tiros na orla do Educandos, em Manaus
Ataque a tiros deixa um morto e duas pessoas feridas em bar de Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱