Manaus (AM) – Inaugurado na década de 70 e um dos mais altos edifícios do Amazonas, o Palácio do Comércio, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, Centro Histórico de Manaus, ganhou a arte de Deborah Erê em uma das expressões de destaque da contemporaneidade no caos urbano: o muralismo.
Integrante do projeto nacional Contemporâneas Vivara, a empena – como é tecnicamente chamada a parede sem abertura do prédio que recebe a pintura, foi batizada de “Criadora de Si”. Para celebrar a obra e apresentar outros trabalhos, a artista visual realiza o vernissage “Miração” nesta quinta-feira (21), no D’Space Store – R. Rio Jutaí, 14, conjunto Vieiralves – Nossa Sra. das Graças.
Manaus foi uma das cinco metrópoles brasileiras escolhidas Contemporâneas Vivara, projeto de arte de rua que convida mulheres artistas a uma experiência cujo fio condutor é a arte e a poesia. Pela sua experiência em mais de 10 anos, incluindo o pioneirismo entre as mulheres que pintaram o grafitti presente em viadutos de Manaus, Deborah Erê foi convidada pelos curadores do projeto.
“Criadora de Si” é a primeira empena de Deborah Erê. Mais que coragem para subir 80 metros de altura, de um prédio com 23, Deborah Erê precisou dela também para encarrar o termômetro alto de Manaus durante 17 dias, com temperaturas que chegaram a ter uma sensação térmica de 49 graus.
“A altura e o tamanho total da nossa área de pintura também são muito desafiadores. Tudo teve que ser muito bem calculado antes de subir, não dava para descer toda hora para ir olhar de longe, e de perto há muita distorção”,
conta.
Radicada no Amazonas há mais de uma década, Deborah Erê é natural do interior de São Paulo, é formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora de artes na rede pública de ensino e uma das mulheres pioneiras no graffitti nos viadutos da capital. A cultura amazônica é a inspiração para sua obra, como em “Criadora de Si” onde a sereia traz cabelos que escorrem como o encontro das águas do Rio Negro e Solimões, mãos que seguram a flor da vitória-régia, além da referência ao muiraquitã que, assim como na lenda, é trazido “para dar sorte!”, diz ela.
Exposição Miração
Além de celebrar a finalização dos trabalhos na empena “Criadora de Si”, a exposição inédita “Miração”, assinada por Deborah Erê, traz de um conjunto de obras originais em aquarela, além do lançamento da coleção de produtos inspirados na obra dela, que incluem camisetas, cartões postais, adesivos, marcadores de livro e prints.
A vernissage de “Miração” será nesta quinta-feira (21), a partir das 19h, ocorrerá no D’Space Store (R. Rio Jutaí, 14, conjunto Vieiralves – Nossa Sra. das Graças). Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até 1 de outubro.
Contemporâneas Vivara
Manaus é uma das cinco metrópoles integrantes da terceira edição do projeto Contemporâneas Vivara, ao lado de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, dando continuidade à celebração dos ciclos, tema do projeto em 2023 que inclui uma série de intervenções urbanas patrocinadas pela Vivara.
Contemporâneas Vivara é um projeto de arte de rua que convida mulheres artistas a uma experiência cujo fio condutor é a arte e a poesia. A iniciativa visa trazer um olhar feminino e inclusivo à cidade. Os murais já começaram a ser pintados e todos devem estar finalizados até o final do mês de setembro.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Festival de Teatro da Amazônia pelos traços de Auá Mendes; veja fotos
Artistas de Manaus podem inscrever projetos culturais após lançamento de novos editais
Festival “Lona Aberta” reúne artistas circenses de diversas regiões do Brasil em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱