O governo da Venezuela colocou mais de 11 mil agentes de segurança para intervir na prisão de Tocorón, quartel-general da gangue Tren de Aragua. A gangue é um dos maiores grupos criminosos da América Latina com núcleos em vários países.
A intervenção na prisão descobriu armas, muitas munições, zoológico, parques infantis, piscinas, além de túneis que davam acesso a um lago perto do presídio. Os detentos saiam e entravam na prisão a partir do lago, local por onde saiam em barcos.
Há um livro sobre a organização criminosa intitulado ”Tren de Aragua: a gangue que revolucionou o crime organizado na América Latina”, do jornalista Ronna Rísquez.
O controle de uma prisão foi retomado, eles estavam sob o domínio da gangue mais poderosa do país, a Tren de Aragua, que construiu uma minicidade dentro dos muros da prisão, com um zoológico, uma boate, uma piscina e mais. Na quarta-feira (20), o país enviou 11 mil policiais e soldados à prisão de Tocorón para realizar a intervenção. As informações são do tabloide The Daily Mail.
APREENSÃO
Armas de Calibre 50, munições 7,62, 9 milímetros, rifles de precisão e metralhadoras faziam parte do armamento pesado encontrado na operação, o agente de segurança Camacho garantiu que “o armamento pesado foi conseguido para ser retirado por “Niño” Guerrero, com os Luceros e os tenentes que escaparam pelos túneis de Tocorón.
História
Héctor Rusthenford Guerrero Flores, também conhecido como “Niño” Guerrero, assumiu o controle do Tren Aragua em 2014, após seu início em 2005 como um sindicato ferroviário, expandindo-o como uma gangue criminosa, inclusive por grande parte da região latino-americana. Essa gangue foi quem manteve o controle total do centro penitenciário de Tocorón, “porque era mais fácil para as autoridades dominarem seu ambiente porque tinham instalações autossustentáveis para criar sua comunidade, ter seu campo de beisebol, discoteca e atividades familiares .” “Era um mundo dentro de uma prisão”, disse Camacho. A estas instalações acresce ainda um jardim zoológico, uma piscina, um parque de diversões e um banco interno, mas aguarda-se ainda um relatório oficial sobre o que foi apreendido.
“En las cárceles NO ENTRA NI UNA HOJILLA”
— Cesar Moya (@zuricht94) September 22, 2023
Tiene razón Iris, en Tocorón no he visto ni una hojillas en ninguno de los vídeos que me han llegado. pic.twitter.com/47xlsQI4Pn
Mais de 11.000 militares e policiais da Venezuela tomaram, na madrugada da quarta-feira (20), a prisão de #Tocoron, centro de operações do grupo Trem de Aragua, que opera em diversos países da América Latina. pic.twitter.com/u5OKetB6kP
— Santique News (@santiqueoficial) September 21, 2023
Tocoron city pic.twitter.com/zuFMYSxkmo
— Ramon Suniaga (@ramedumar) September 21, 2023
*Com informações do R7 / DCN Notícias
Leia mais
Veja momento em que brasileiro foge de prisão nos Estados Unidos; recompensa é de R$ 100 mil
Presidiários filmam ‘chuva de drogas’ em presídio de segurança máxima
Polícia Federal reprime contrabando e venda de ouro venezuelano
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱