Manacapuru (AM) – Devido a forte estiagem que atinge o Estado do Amazonas, o município de Manacapuru entrou em estado de alerta por conta do baixo nível das águas. Faltando 2,15 metros para atingir a cota mínima, segundo o Governo, a cidade do interior se prepara para receber, nos próximos dias, o show do artista Zé Vaqueiro, que custará R$ 490 mil aos cofres municipais.
A apresentação do cantor acontecerá no próximo dia 14, durante a 1ª Feira Agropecuária de Manacapuru, a Expomanacá, que ocorrerá entre os dias 11 e 15 de outubro.
O contrato do show foi assinado pelo Prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo, no último dia 22 de setembro, de maneira direta, com inexigibilidade de licitação.
Em resposta ao Em Tempo, o prefeito afirmou que o cancelamento do contrato causará prejuízo ao comércio local. Segundo Beto, o evento iria acontecer antes do decreto de situação de emergência, mas por conta da eleição dos conselheiros tutelares, a festividade foi adiada. D’Ângelo salientou que o município está atuando por meio de ajuda humanitária aos cidadãos atingidos pela estiagem.
Impactos da seca no município
A seca que atinge o município de Manacapuru afeta não só os humanos, mas também, os animais que vivem nas margens do rio que banha a cidade.
Na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Lago do Piranha, em Manacapuru, milhares de peixes apareceram mortos na superfície durante a última quarta-feira (27). Em vídeos publicados nas redes sociais, moradores filmaram a grande quantidade de animais encalhados e sem oxigenação.
Por conta da descida do rio, alguns moradores ficaram sem o abastecimento de água potável. De maneira emergencial, a ajuda surgiu através de vizinhos, como contou a analista judiciária, Carolayne Ribeiro, em entrevista recente ao Em Tempo.
“A seca na região não está impactando somente a falta de água, a seca tem abalado também a flora, nossa região está sofrendo com as perdas dos peixes e outras espécies. Os cidadãos estão fazendo doações de água para algumas regiões da zona rural”,
descreveu Ribeiro.
Leia mais
Seca histórica no Amazonas pode afetar 500 mil pessoas
Amazonas decreta situação de emergência com 55 municípios afetados pela seca
Região Norte ainda sofrerá mais com seca e calor em outubro, revela Inmet
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱