×
ausência

Ex-presidente da CMM, Joelson Silva lidera lista de faltosos da Câmara de Manaus

Em Tempo fez um levantamento sobre a assiduidade dos vereadores e separou os três parlamentares mais ausentes nas sessões e durante as votações

Rosinaldo Bual (à esquerda); Joelson Silva (ao centro) ;Bessa (à direita)

Manaus (AM) – Finalizando o ano de 2023, em preparação para período eleitoral de 2024, o Em Tempo realizou um levantamento sobre a assiduidade dos vereadores, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). No ranking realizado, o parlamentar que mais faltou às sessões parlamentares foi o vereador Joelson Silva (Patriota), que comparecer em apenas 46 das 89 sessões parlamentares, com 51,69% de comparecimento. O vereador foi eleito para presidente da CMM, em 2018, com votos de todos os 41 vereadores.

De janeiro até esta quinta-feira (5), a Câmara realizou 89 sessões ordinárias e 57 “ordens do dia”, que é momento de votação dos projetos. O Em Tempo fez um levantamento sobre a assiduidade dos vereadores, com base em dados disponíveis no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl) da Câmara, e preparou um ranking dos parlamentares mais ausentes e assíduos nas sessões e durante as votações.

Sessões ordinárias

Confira o ranking dos mais ausentes nas sessões:

  • 1º Joelson Silva (Patriota), com 51,69% de presença, totalizando 43 faltas em 89 sessões.
  • 2º Bessa (SB), com 65,17% de presença, total de 31 faltas em 89 sessões.
  • 3º Rosinaldo Bual (PNM), com 70,79% de presença, 26 faltas em 89 sessões.

Entre os mais assíduos nas sessões estão os vereadores Rodrigo Guedes (Podemos) com 94,38% de comparecimento, total de 84 presenças em 89 reuniões, Ivo Neto (Patriota) com 93,26%, 83 presenças e o Marcelo Serafim (Avante), com 92,13%, totalizando 82 presenças nas sessões.

Ordens do dia (votações)

Confira o ranking dos mais ausentes nas votações:

  • 1º Joelson Silva (Patriota), com apenas 36,84% de presença, totalizando 36 faltas em 57 votações.
  • 2º David Reis (Avante) e Rosinaldo Bual (PNM) empatados, com 63,16% de presença, com 21 faltas em 57 votações.
  • 3º Allan Campêlo (PSC) e Bessa (SB) empatados, com 70,18% de presença, com 17 faltas em 57 votações.

Entre os mais assíduos nas votações estão os vereadores Rodrigo Guedes (Podemos) e Ivo Neto (Patriota) empatados, com 98,25% de comparecimento, apenas uma falta em 57 votações e o vereador Caio André (PSC), com 96,49%, faltando apenas duas vezes em todas as votações.

A assessoria do vereador Allan Campelo enviou uma nota a equipe de reportagem informando que todas as ausências do vereador foram justificadas.

O vereador Allan Campelo (Podemos) esclarece que todas as suas ausências da Câmara Municipal de Manaus foram devidamente justificadas, seja por motivos pessoais (enfermidade) como para representar a casa legislativa em eventos oficiais“, diz em nota.

Ao Em Tempo, a assessoria de imprensa do vereador Joelson Silva (Patriota) informou que as faltas foram devido questões de saúde do vereador e todas foram justificadas. Todos os vereadores foram contatados durante a produção dessa matéria, mas, até está publicação desta reportagem, não houve retorno de todos os palarmentares.

Presença dos parlamentares nas sessões 2022

No ano anterior de gestão, o vereador mais faltoso foi Wanderley Monteiro (Avante), com apenas 75% de presença nas sessões, contabilizando 29 faltas em 116 sessões parlamentares. O vereador David Reis (Avante), foi o parlamentar que mais faltou em votações, com 27 faltas e apenas 59,7% de presenças.

Presença dos parlamentares nas sessões 2021

Em 2021, o vereador mais que mais faltou foi Everton Assis (PSL), com 83,48% de presença, contabilizando 19 faltas em 115 sessões. Entre as votações, o vereador Dione Carvalho (Patriota), foi que mais faltou em votações na CMM, com 69,05% de presença, sendo 26 faltas em 84 votações.

Faltosos

No Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl), da CMM, é possível conferir a frequência dos parlamentares nas sessões plenárias.

Considerando as “Ordens do Dia”, quando são discutidos e votados Projetos de Lei (PL) para o município, seis vereadores que tentam se eleger este ano aparecem como os cinco primeiros que mais faltaram em 2022.

Na atual legislatura, os vereadores realizaram 89 sessões ordinárias e 57 “ordens do dia”.

Leia mais:

​TCE-AM dá prazo de 48h para prefeito de Manacapuru explicar gastos com show de Zé Vaqueiro

Presidente eleita do TCE-AM denuncia agressões verbais feitas por conselheiro Ari Moutinho

Ajuda humanitária chega para 3,5 mil famílias afetadas pela estiagem na zona rural de Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *