Logo Em Tempo
  • Últimas Notícias
  • Amazonas
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Economia
  • Cultura
  • Famosos
  • País e Mundo
  • Opinião
  • Últimas Notícias
  • Articulistas
  • Versão digital - Em Tempo
  • Versão digital - Agora
  • Expediente
  • Anuncie

Início » Sem Categoria » Rua Frei José dos Inocentes recebe “raio x” para projeto do “Nosso Centro”

REQUALIFICAÇÃO

Rua Frei José dos Inocentes recebe “raio x” para projeto do “Nosso Centro”

A proposta é de requalificação da via, cromatização e reabilitação das fachadas dentro do programa “Nosso Centro”
Por Em Tempo*
Publicado em 16 de março de 2022
Compartilhe:
Requalificação da via
Um projeto já foi apresentado prevendo a intervenção em 425 metros na via e em 5,2 mil metros quadrados de fachadas da rua carregada de memória. - Antônio Pereira / Semcom

Manaus (AM) – Engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Manaus, do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), estão realizando um “raio-x”, com uma série de vistorias in loco em imóveis e prédios da rua Frei José dos Inocentes, Centro, zona Sul.

A visita busca subsidiar proposta de requalificação da via, cromatização e reabilitação das fachadas dentro do programa “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida.

Um projeto já foi apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas, prevendo a intervenção em 425 metros na via e em 5,2 mil metros quadrados de fachadas da rua carregada de memória.

Os técnicos vão de lote em lote em campo, fazendo anotações e fotografias para o levantamento, o que é necessário realizar além da pintura.

Os dados vão compor um orçamento considerando a correção de possíveis patologias e readequação de sistemas de ar-condicionado expostos nas fachadas.

“A rua Frei José dos Inocentes tem representativa arquitetônica e histórico-cultural, apresentando riqueza de detalhes e ornatos artísticos nas edificações e residências. O trabalho em campo permite ampliar o nível de detalhamento para melhoria dos projetos, identificando existência ou não de modificação nos imóveis, e apontando as intervenções necessárias”, fala o diretor de Planejamento Urbano da autarquia, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

O projeto foi protocolado junto ao Iphan para análise do trabalho gráfico e do memorial descritivo. A intervenção compreende o trecho entre a rua Governador Vitório e a Ilha de São Vicente, onde hoje está instalado o 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

Um resgate urbanístico foi implementado na rua Bernardo Ramos, cuja revitalização serve de parâmetro e referência, apostando na renovação e na identidade do conjunto.

“Este trabalho representa um projeto de requalificação tanto de infraestrutura, com regularização de calçadas, de pavimentos, implantação de paisagismo, mobiliário urbano, lixeiras, quanto também da pintura das fachadas da Frei José dos Inocentes. Importante que se pense num conjunto a ser reabilitado. Já temos a rua Bernardo Ramos, belíssima, que foi revitalizada”, completa o diretor.

O arquiteto frisa que os processos de execução a serem adotados deverão garantir a preservação dos aspectos culturais do bem edificado, ressaltando ornatos, ornamentos e valores estéticos e históricos das fachadas dos imóveis, sem interferir na integridade da construção.

Quarteirões

O projeto de requalificação da Frei José dos Inocentes abrange três quarteirões, tendo como ponto de partida o alargamento das calçadas da via; marcação de vagas de estacionamento onde a caixa viária é mais larga, com canteiros de espécies vegetais; implantação de balizadores para evitar o estacionamento irregular; e mobiliários como bancos, lixeira e iluminação.

A sugestão de piso para a pavimentação é da pedra São Tomé, mantendo no meio-fio a pedra Lioz existente, que será resgatada e reinstalada.

Cromatização

A paleta de cores e cromatização para as fachadas da Frei José dos Inocentes foram criadas a partir de critérios com base no patrimônio cultural, seguindo pesquisas e referências de projetos urbanos onde a cor evidencia a renovação e a identidade espacial.

Como se trata de área histórica, a intervenção tem o cuidado da conservação do ambiente, onde as cores vão respeitar as fachadas centenárias, considerando a amplitude e diversidade cultural do local, bem como a sua historicidade.

Equipe técnica do Implurb fez levantamento fotográfico atual das fachadas, em campo, com respectiva observação do estado de conservação, levantamento iconográfico do estado anterior das edificações, estudos de casos relacionados à temática, pesquisa bibliográfica, pesquisa in loco e projeto arquitetônico para execução da cromatização.

A rua Frei José dos Inocentes está localizada em área de tombamento do Centro Histórico de Manaus determinado pela Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman), de 1990, como Centro Antigo da Cidade.

A via se integra ao sistema viário estando na área delimitada como Sítio Histórico, próximo ao conjunto do Porto de Manaus e da praça Dom Pedro II.

*Com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Wilson Lima garante R$ 19 milhões para revitalização de escolas no AM

Prosamin+ recebe aprovação do Iphan para Licença de Instalação

Prefeitura de Manaus participará de evento sobre cidades inteligentes

Tags: Implurb, Nosso Centro, raio-x, requalificação

Posts Relacionados
Sem Categoria Obstetra orienta cuidados antes e após a gravidez
Sem Categoria Marinha investiga acidente com balsa e flutuante que deixou mãe e filhos desaparecidos no AM
Sem Categoria Policial aposentado é procurado por extorsão e sequestro em Manaus
Mais Lidas
Incêndio VÍDEO: Fábrica pega fogo e fumaça é vista de longe em Manaus
instabilidade WhatsApp apresenta falha e impede envio de mensagens em grupos
Dia Nacional das Artes Cênicas Data comemora destaca importância das artes cênicas
Tensão Tiros perto de ajuda humanitária em Gaza deixam 6 mortos e mais de 160 feridos
1 ano de saudade Cultura brasileira está há um ano sem a voz e o talento de Zezinho Corrêa
destruidor de lares Vídeos íntimos de personal trainer com alunas em estúdio de pilates viralizam; confira
...

O Portal EM TEMPO é a plataforma de notícias digitais da Rede EM TEMPO de Comunicação, com o compromisso de entregar informação precisa, relevante e independente para os leitores do Amazonas e da Amazônia Legal.

  • Últimas
  • Opinião
  • Amazonas
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • País e Mundo
  • Cultura
  • Famosos
  • Esporte
  • Geral
  • Jornal
Contato
  • emtempofb@gmail.com
  • (92) 98408-6907
  • (92) 98859-0110
  • Rua Dr. Dalmir Câmara, 623 – Bairro São Jorge
    CEP 69033-070 – Manaus, Amazonas

© 2025 Em Tempo – Todos os direitos reservados Desenvolvimento:
Ajustes de Acessibilidade

Desenvolvido por OneTap

Por quanto tempo você deseja ocultar a barra de acessibilidade?
Hide Toolbar Duration
cores
navegação
  • Declaração de Acessibilidade
Versão 2.4.0