Manaus (AM) – Manaus segue sufocada pela fumaça, nesta quinta-feira (12), data que celebra Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças. Por conta da fumaça vinda das queimadas no interior do Amazonas, os moradores da capital amazonense relatam, nas redes sociais, incômodo e dificuldades para respirar.
Esse é o segundo dia consecutivo que a capital do Amazonas apresenta índices de qualidade de ar péssimas. Conforme o aplicativo Selva, responsável por monitorar queimadas e índice de qualidade do ar na região, o nível de poluição no ar alcançou, desde a madrugada de hoje, uma qualidade péssima, atingindo 300 de concentração de MP2.5 (µg/m3) (sendo acima de 125 um nível péssimo).
Conforme o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas, Joel Araújo, a fumaça que encobre Manaus é resultado de queimadas realizadas por agropecuaristas nos municípios de Careiro e Autazes.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que o Amazonas 2.073 queimadas nos primeiros oito dias de outubro, superando o mesmo período do ano passado.
Nas redes sociais, moradores registram o nível de fumaça em Manaus e reclamam da dificuldade de respirar e enxergar em meio a neblina de poluição.
Leia mais:
Alerta vermelho: Fumaça tóxica domina Manaus pelo 2º dia consecutivo
Fumaça de queimadas deixa ar de Manaus entre os três piores do mundo
Whindersson Nunes questiona falta de notícias sobre fumaça em Manaus no restante do país
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱