Brasília (DF) – Nas últimas semana o Brasil vem registrando ondas de calor atípico, que resultaram em altas temperaturas em diversas cidades do país. Por este motivo, visando melhorar o ambiente de aprendizado, deputado federal Capitão Alberto Neto, solicitou ao ministro da Educação, Camilo Santana, providências, em apoio aos governos estaduais, para climatização das salas de aula nas escolas públicas do país.
Na Indicação n.1328/23, o parlamentar lembra que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chegou a sinalizar “grande perigo”, inclusive, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.
Para o deputado ficou evidenciado o despreparo das escolas brasileiras para o fenômeno térmico com um calor acima do normal para o corpo humano. Nesse cenário, sete em cada dez salas de aula de unidades municipais e estaduais no país não são climatizadas, segundo o Censo Escolar de 2022.
“O calor gera uma situação de desconforto físico e faz com que o corpo não mantenha o foco no que está sendo passado em sala de aula, tirando o aluno da zona de bem-estar e comprometendo o nível de atenção. O Ministério da Educação, precisa agir e auxiliar os governos estaduais, nas providencias de climatização das salas de aula das escolas pública para que os alunos tenham melhores condições de aprendizado”,
disse Capitão Alberto Neto.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Aprovação do governo Lula cai de 54,1% para 51,6%
Marina Silva anuncia duas aeronaves e 100 brigadistas para combate de incêndios no AM
Barroso elenca “razões de um certo protagonismo do Supremo” no Brasil
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱