×
Envelhecimento

Envelhecimento Populacional. Uma realidade

Os dados mostram que existe uma forte tendência de envelhecimento da população

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o Brasil terá mais idosos que jovens em 2060. Os dados mostram que existe uma forte tendência de envelhecimento da população já que, atualmente, o número de pessoas com mais de 60 anos é superior ao de crianças com até 9 anos de idade. O que chama a atenção para a nova realidade da sociedade brasileira.

Quando falamos sobre envelhecimento da população, as melhorias na saúde e na qualidade de vida são fatores determinantes desse processo, e isso gera impactos positivos, quanto à média de vida das pessoas, e negativos, quanto aos efeitos na economia de um país. Em 2019, o número de idosos no Brasil chegou a 32,9 milhões, demonstrando intenso e rápido processo de envelhecimento populacional.

Por conta disso, não resta dúvida de que o envelhecimento deve estar no topo das prioridades dos gestores. Do ponto de vista da saúde, devem ser desenvolvidas estratégias e locais adequados para a população de idade avançada, além da criação de ambientes especializados para o tratamento e prevenção das doenças crônicas.

Na questão previdenciária. A aposentadoria é extremamente importante para as pessoas nessa fase da vida. No entanto, gera gastos para o poder público com pagamentos dos aposentados e pensionistas, o que preocupa as lideranças governamentais.

O planejamento urbano deve ser levado a sério, com ruas e calçadas acessíveis, estacionamentos especiais e semáforos com um maior tempo para travessia dos idosos, são algumas das soluções que facilitam a vida dos indivíduos, e proporcionam manutenção da autonomia e independência dentro das cidades

Quando discorremos do envelhecimento populacional, estamos falando de um novo olhar sobre a sociedade e estrutura que nos cerca. Se envelhecer é uma realidade, e fazemos parte dela, que a nova geração de idosos vivam em um ambiente adequado, desenvolvendo todo seu potencial com satisfação e qualidade de vida.

*Artigo de Opinião de Swammy Mitozo


*Médico oftalmologista. Tem formação em Oftalmogeriatria, com especialização em Gerontologia e Saúde do Idoso. Atua como diretor clínico na Policlínica Codajás, é coordenador e pesquisador no ambulatório de oftalmologia na FUnATI (Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade ) e cursa mestrado em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Fundação de Medicina Tropical (UEA/FMT – HVD)

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

A importância do ombro amigo

Saúde: o ano começou e agora?

A ressaca e as festas de carnaval

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *