×
Artigo de opinião

A ressaca e as festas de carnaval

Todo carnaval é a mesma coisa. Muita alegria e muito consumo de bebida

Com os tradicionais festejos de carnaval muita gente exagera no consumo das bebidas alcoólicas. O resultado a gente já conhece, a famigerada ressaca. Dor de cabeça, mal-estar e náuseas são alguns dos sintomas. Mais o que pode ser feito para aliviar esses efeitos sem deixar de aproveitar as comemorações carnavalescas?

Todo carnaval é a mesma coisa. Muita alegria e muito consumo de bebida. Faz parte da folia. Nesses tempos de pandemia, porém, com as restrições impostas de norte a sul do país, muita gente tem aproveitado a oportunidade para extravasar as tensões impostas pela rotina. Um momento para relaxar, esfriar a cabeça e se preparar para o ano que se inicia.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que é a agência responsável nas Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de três milhões de pessoas morrem por ano pelo uso nocivo e abusivo do álcool. Por conta disso não podemos esquecer dos malefícios que as bebidas alcoólicas causam e uso excessivo antes de qualquer coisa. Dito isto, temos que entender o processo de ressaca.

A ressaca acontece quando o corpo entra em um estado de ‘sobrecarga’ causado por intoxicação. A absorção e metabolização do álcool no organismo causam todos os sintomas comentados anteriormente. E infelizmente, quando ocorre, não há um remédio para o problema, mas, existem formas de amenizar e combater os sintomas, o que pode proporcionar um dia seguinte mais tranquilo.

Aqui vão algumas dicas: A primeira é não consumir bebida alcoólica de barriga vazia, o jejum facilita a absorção do álcool pelo organismo e acelera o processo de intoxicação, resultado, o indivíduo entra no estado de embriagues. A segunda dica é não misturar bebidas, os diferentes teores alcoólicos podem causar desconforto e como dito anteriormente acelerar a metabolização do álcool pelo organismo. A terceira dica é maneirar no consumo, nada de excesso. E por último estar sempre hidratado, bebidas não alcoólicas essencialmente.

Agora, se não houve jeito, e infelizmente a ressaca chegar, não se desespere. Reforce a hidratação com água e isotônicos, que repõem também os sais minerais eliminados nas micções, e faca uso de sucos e chás, que também ajudam a aliviar o desconforto pelo consumo de alimentos excessivamente gordurosos se for o caso. Infelizmente não há um tempo padrão para que o organismo elimine o álcool do organismo, por isso, paciência.

As comemorações carnavalescas levam ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas, o que pode causar a famigerada ressaca. Vale lembrar, modere no consumo do álcool e não se desespere, a dica de ouro é a hidratação. Evite grandes aglomerações e aja com responsabilidade. Tenhamos todos uma ótima folia, um bom Carnaval e boas festas!

*Artigo de opinião de Swammy Mitozo

Swammy Mitozo é médico oftalmologista. Tem formação em Oftalmogeriatria, com especialização em Gerontologia e Saúde do Idoso. Atua como diretor clínico na Policlínica Codajás, é coordenador e pesquisador no ambulatório de oftalmologia na FUnATI (Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade ) e cursa mestrado em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Fundação de Medicina Tropical (UEA/FMT – HVD)

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Depressão pós-parto: avanços e descobertas

Vicio em games: uma nova doença

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *