×
evento gratuito

Em Manaus, conferência debate sobre inovação tecnológica e empreendedorismo na Amazônia

O evento é aberto ao público que tenha interesse sobre o tema inovação tecnológica

Manaus (AM) – O Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Ocidental (Amoci/MCTI) realiza, nos dias 23 e 24, a 5ª Edição da Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa/MCTI). Esta edição discute a Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação na região Norte com palestras e oficinas presenciais realizadas no auditório do Bosque da Ciência e na Incubadora do Inpa, Campus I, localizado na Rua Bem-Te-Vi (antiga Rua Otávio Cabral), s/nº — Petrópolis

As inscrições para o evento são gratuitas pelo site: https://arranjoamoci.org/5conferenciaamoci. O evento é aberto ao público que tenha interesse sobre o tema inovação tecnológica. A inscrição para participar das oficinas é diferente da inscrição para participar da Conferência. Esta é a 8ª edição da Conferência, a 5ª com a abrangência internacional. Durante a programação do evento haverá sorteio de prêmios para os participantes.

Palestrantes de instituições nacionais e internacionais atuantes no campo da inovação abordarão temas ligados à propriedade intelectual, como disponibilizar as tecnologias desenvolvidas nas Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) para o mercado e o empreendedorismo, além das oficinas sobre o uso da inteligência artificial e do design thinking na busca de soluções para startups. 

Noélia Falcão, coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa, explica que o objetivo da Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia é disseminar todo o processo da cultura da inovação para a sociedade. Dessa forma, esta edição foi pensada para abordar questões importantes para a rede de inovação que integra o Amoci. 

“Teremos vários stakeholders para abordar os principais temas da atualidade, relacionados à gestão da inovação, propriedade intelectual e empreendedorismo. Primamos por escolher nomes em destaque nos cenários local, nacional e internacional, a fim de entregar um evento com a qualidade que já é característica do Amoci”,

declara Falcão. 

Noélia Flacão – coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa Foto: Divulgação

A palestra de abertura será proferida por Guila Calheiros, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Calheiros, especialista em planejamento e gestão de ambientes promotores da inovação e em política nacional de ciência e tecnologia, abordará o tema “Inovação na atualidade: interfaces entre as novas ferramentas (Inteligência Artificial) e o conhecimento aplicado”.

As oficinas realizadas na Conferência serão simultâneas com os temas “Uso do chat GPT e outras ferramentas de IA” na Incubadora Inpa, ministrada pelo facilitador Carlos Maurício Figueiredo, da Samsung Ocean/UEA, e “Design Thinking e a criação de soluções Inovadoras”, ministrada pelos facilitadores  Fabíola Almeida, da Amazon Tech Hub, e Francisco Felinto, da NFE.IO, no Auditório da Ciência no Bosque da Ciência. 

O talk time “Como conseguir investimentos na área de inovação” trará representantes de instituições financiadoras e com experiência em captação de investimentos em startups para uma conversa sobre como angariar recursos para tirar projetos de inovação do papel.

A segunda edição do Inovação na Praça, evento do Amoci/Inpa será realizada durante a 5ª Edição da Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia. Com o tema “Um caso de sucesso: a virada de chave para sua startup”, tem o objetivo de proporcionar o debate sobre inovação tecnológica de forma descontraída. Além do lançamento de publicações sobre inovação de instituições integrantes do Amoci. 

Confira a programação completa da 5ª Edição da Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia no site do evento

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Empresa amplia instalações para produção de embalagens de papel e papelão na ZFM

Seguros: Procura aumenta e traz tranquilidade aos produtores rurais contra prejuízos

Norte: Pesquisa aponta que 59% das pessoas não verificam valores dos juros por atraso de dívidas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *